Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

6 dicas e segredos mortais da crase

Uma das dúvidas mais comum na língua portuguesa é saber onde e quando se deve usar a crase, nesse pequeno tutorial você vai aprender quais são os 7 pecados da crase.

Primeiro é entender o que é crase ?

A crase é a fusão da preposição (A) com o artigo definido feminino (A)

Vale ressaltar que antes do artigo indefinido não se usa crase, quais são os artigos indefinidos ? são (um , uma , uns , umas). exemplo de uma frase formanda com um artigo indefinido,

1º dica, Chegaram a um veredito: ele é inocente! (Observe que na formação da frase a vogal ‘a’ não possui acento craseado justamente por haver um artigo indefinido a sua frente).

2º dica, antes de verbo não se usa crase, exemplo de frase com verbo:

Voltaram a estudar depois de anos (Observe que o ‘a’ é seguido do verbo estudar, sendo assim não se usa crase, o nome que se da a esse ‘a’ é uma preposição.)

Lembrando que para que haja a crase é necessário uma preposição+um artigo  Ou preposição com os pronomes (Aqueles, Aquelas, Aquele, Aquela, Qual, Quais) essas são as regras mais praticas para você não esquecer.

3º dica, não se usa crase antes de alguns pronomes, exemplo de frase:

Não entreguei a ela o documento

4º dica,  quando antes do “a” houver preposição, exemplo de frase:

Compareceram perante a delegada (a palavra ‘perante‘ é uma preposição, já a vogal ‘a‘ não recebeu a crase, pois é um artigo definindo o nome delegada )

5º dica, antes de expressão de tratamento, exemplo de frase :

Entregou o envelope a vossa senhoria ( ‘vossa senhoria’ é um pronome de tratamento, já a vogal ‘a’ é uma preposição exigida pelo verbo entregar).

Obs : Quem entrega, entrega alguma coisa a alguém. o que foi entregue ? o envelope!, objeto direto, já ‘a vossa senhoria‘ é um objeto indireto.

6º dica, quando ‘a’ estiver no singular, e a palavra seguinte no plural. Exemplo de frase:

Deu o material a pessoas desconhecidas ( note que depois do ‘a’ existe um substantivo no plural ‘pessoas’ a letra ‘a’ é uma preposição exigida pelo verbo ‘‘ quem dá, dá alguma coisa. seguido de ‘material‘ objeto indireto.)

Bônus :

O que é preposição ?

preposição
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de prepor, de pôr antes ou diante.
  2. 2.
    gram palavra gramat
    O que é um pronome ?
    pronome
    1. substantivo masculino
      gram ling palavra que representa um nome, um termo us. com a função de um nome, um adjetivo ou toda uma oração que a segue ou antecede.
      O que é artigos definidos e indefinidos ?
      Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos. Artigos Definidos: determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as. Artigos Indefinidos: determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.