Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Bitcoin é moeda? O Presidente do BC falou sobre o caso

Nesta sábado (20) de novembro, o Jornal Prime traz uma questão polêmica para muitas pessoas no mundo, principalmente para Tiff Macklem. Não é a primeira vez que ele faz comentários afrontosos à criptomoeda, contudo você confere todos os detalhes aqui. Mas antes, diga para nós, você acha que o Bitcoin é uma moeda digital?

Muitos são os argumentos de quem acredita que o Bitcoin não tem valor como moeda. Entre eles o mais frequente é que o BTC não é utilizado para compra e venda de bens frequentemente. Além desse argumento, é claro que Tiff Macklem trouxe outros.

Bitcoin é moeda? O Presidente do Banco Central falou sobre Créditos de imagem pexels

Como presidente do banco central (responsável pelas moedas fiduciárias do país), sua posição já é de se esperar. Contudo, a última ocasião em que citou o bitcoin, foi durante uma conversa na emissora CTV. Quando o assunto chegou ao ponto da inflação, e se falou na possibilidade do dólar canadense perder valor eternamente, Macklem revidou.
O que é o Bitcoin?
O poder de compra no Canadá (com o dólar local), só em setembro inflacionou cerca de 4,5%, enquanto isso, o Bitcoin continua se valorizando. Além do BTC não ser um ativo influenciado diretamente pela inflação, ele serve como reserva e proteção. Além disso, a sua adoção é por livre escolha, enquanto, não há como decidir qual moeda local usar.
Bitcoin: Economista vendeu o ativo muito cedo
E embora muitos afirmem que o bitcoin não é uma moeda digital, isso é inegável, pois sua própria classificação como criptomoeda, atesta isso. Entretanto, inúmeras pessoas já negociaram com Bitcoin. Inclusive, há 11 anos ocorreu a primeira venda com a moeda, uma pizza vendida por 10.000 BTC, dá para acreditar?

E recentemente todos os interessados pela moeda souberam que El Salvador adotou o BTC como moeda de curso no país. Então se a questão é negociação, o argumento de Tiff já foi anulado há muito tempo. Além disso, não dá para esquecer das milhares de negociações no mercado negro, onde utilizaram a moeda por sua criptografia e proteção.

Bitcoin é moeda? O Presidente do Banco Central falou sobre Créditos de imagem pexels
A geração das moedas digitais
Tiff Macklem estava certo em uma coisa, ele mencionou o fato da economia estar mais digital, e que a pandemia acelerou o processo. De todo modo, o bitcoin é apenas uma entre inúmeras moedas que estão surgindo e ampliando a economia digital. Inclusive, não dá para negar que hoje existem moedas até melhores que o Bitcoin para a negociação digital.

De todo modo, o argumento utilizado é que o ataque à criptomoeda é um claro sinal de preocupação em relação ao fim das moedas fiduciárias — que também não está próximo. Aliás, ninguém utiliza dólar americano no Brasil para negociações durante o dia a dia, e isso não a torna menos moeda.
Bitcoin: Economista vendeu o ativo muito cedo

Comments are closed.