Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Corpo de Bombeiros de Uberlândia faz alerta sobre número de queimadas na região

Foram registradas mais de 200 queimadas nos primeiros meses de 2022

Uberaba, 25 de junho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – O Corpo de Bombeiros de Uberlândia fez um alerta sobre o elevado número de queimadas na região. De acordo com dados levantados pela Corporação, só nos cinco primeiros meses de 2022, registraram 217 casos.

A preocupação maior dos militares é com a aproximação do clima seco, no tempo de inverno. Pois nesta época, os lotes vagos e áreas sem construções são alvos para queimadas em Uberlândia. Um dos sargentos da Corporação, Dhiego Costa, a maioria dos casos de incêndios são de causa humana.

Então veja também: Corpo de Bombeiros identifica casal morto, casa destruída e suspeita de feminicídio; confira

No entanto, ele explica que o ser humano usa as queimadas às vezes para uma limpeza do seu lote. Mas, com o tempo seco e vento, podem causar um grande incêndio.
Sargento do Corpo de Bombeiros de Uberlândia comenta sobre as queimadas na região
De acordo com Dhiego Costa, sargento do Corpo de Bombeiros, é proibido o uso de fogo para limpeza da vegetação dos lotes. No entanto, ele em alguns casos conseguem a liberação do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
“Independentemente da situação, é importante que essas propriedades possuam aceiros, que são faixas em que a vegetação foi retirada para impedir que o fogo de queimadas e incêndios se propague. Os aceiros podem ser feitos para preservar uma área, como plantações, residências, estradas, áreas de preservação, entre outras, antes de um incêndio ou para evitar que ele se alastre quando já tiver começado”, informou ele.
Além disso, leia mais sobre: Prefeitura Municipal de Uberaba assina Carta de Intenções para o Projeto Geoparque Uberaba

O sargento alertou que além do perigo que o incêndio causa, a fumaça traz problemas para a saúde da população. Inclusive para os que têm problemas respiratórias, e como consequência, as unidades de saúde da cidade terá uma superlotação.
Incêndios registrados em Parque de Uberlândia no ano de 2021
Em 2021, principalmente no Parque Pau Furado, que registrou várias queimadas. Além disso, Uberlândia registrou um dos maiores números de incêndios, sendo 1.574 focos. A gerente do Parque contou que em comparação com 2019, o fogo não tomou conta do interior do Pau Furado.

Além disso, ela explicou que as empresas estão até hoje realizando manutenção na área queimada em 2019. De acordo com Maricéia, as estradas de acesso ao Parque já estão recuperadas. Além disso, foram construídas barreiras no entorno para proteção, em caso de novos incêndios.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Comissão da Câmara de Uberlândia discute sobre regularização de assentamento

 

Comments are closed.