Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Desmatamento cresceu 20% em 2021 e afetou todos os biomas do país, diz levantamento

Número representa um aumento de 20% no desmatamento de vegetações nativas

Salvador, 18 de julho por David para o site Jornal Prime – Nesta segunda-feira (18) uma pesquisa que reuniu dados vindos do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil apontou que cerca de 16,5 mil quilômetros quadrados sofreram com desmatamento no país no ano de 2021. Esse número representa um aumento de 20% no desmatamento de vegetações nativas, quando comparado com o mesmo período em 2020.

Com isso, os dados apresentam uma clara aceleração dos eventos de desmatamento. Vale lembrar que só em 2021, o Brasil perdeu cerca de 189 hectares a cada hora. Entre os seis biomas brasileiros existentes, o que mais sofreu o impacto foi a Amazônia com 59% de perdas correspondentes. Todos os outros cinco também apresentaram aumento.

Veja também: Relatório da OMS e Unicef demonstra queda na vacinação de crianças nos últimos 30 anos

Parque Estadual das Sete Passagens

Vale lembrar também que no fim do último mês de junho, o Ministério Público do estado da Bahia abriu uma solicitação para que o Instituo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entrasse contra o processo de concessão para que o Parque Estadual das Sete Passagens se tornasse uma iniciativa privada. O parque fica localizado no munícipio de Miguel Calmon.

De acordo com o pedido, feito pela promotora Luciana Khoury, a mudança não garante que vá existir uma participação da população no novo modelo de iniciativa. Além do Inema, O MP da Bahia também acionou outro órgãos responsáveis para impedir que o processo siga em frente.

Além disso, leia mais sobre: Polícia Militar de Uberlândia divulga dados de maus-tratos a animais; veja mais

A intenção do Ministério Público é que a ação sirva como forma de suspender o processo de concessão que se encontra em andamento. Se aprovada, um dos novos serviços que deve ser ofertado na Unidade de Conservação de Proteção Integral é a visitação de pessoas nas instalações do parque.

Uma das preocupações do MP é que hajam impactos nas comunidades locais em relação a preservação caso as novas medidas forem aceitas. Além disso, o órgão já busca saber de informações e estudos prévios que possam sustentar a teoria. Próximo ao parque existem comunidades tradicionais que sofreriam de forma direta. Assim, uma audiência pública com participação popular deve acontecer para que a decisão seja tomada.

Além disso, enquanto a ação estiver de pé não é possível que nenhuma alteração seja feita nas instalações do Parque Estadual Sete Passagens. Agora, o MP deve conduzir um estudo que possa reunir informações que sustentem os argumentos prévios.

Portanto, não deixe ler também sobre: Aneel revê reajuste anual da Coelba e conta de energia pode ficar mais barata

Comments are closed.