Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Operação resgata dois homens em situação de trabalho escravo em Feira de Santana

Contratante mantinha os dois nos fundos de uma oficina sem energia elétrica

Salvador, 23 de agosto, por David para o site Jornal Prime – Nesta segunda-feira (22), dois trabalhadores que viviam em situação análoga a escravidão foram resgatados por agentes do Ministério Público do Trabalho (MPT). O caso aconteceu em Feira de Santana, na Bahia e ambos foram contratados para prestar serviços como gesseiros. O contratante mantinha os dois nos fundos de uma oficina sem energia elétrica ou condições sanitárias básicas.

De acordo com depoimento das vítimas, eles não possuíam acesso a sanitários sendo necessário fazer as necessidades e logo após enterrar no local. Além disso, para tomar banho eles usavam apenas a água reciclada e armazenada em um tonel. A mesma agua ainda servia para beber e preparar alimentos.

Veja também: Mototaxista é morto a tiros por assaltantes de posto de combustível durante fuga na Bahia

“Quando tinha serviço, ele dava R$50 por dia, quando não tinha a gente não recebia nada”, afirmou uma das vítimas.

Caso recente no estado

No início deste mês de agosto, a polícia resgatou um homem e sua esposa que estavam vivendo em situação de trabalho escravo na zona rural de Simões Filho, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O flagrante ocorreu na localidade de Palmares, quando os próprios trabalhadores conseguiram entrar em contato com agentes da polícia rodoviária.

Durante a ação policial, o proprietário da fazenda, que ainda não teve seu nome revelado, foi preso em flagrante. Os agentes, com ajuda de auditores do trabalho e um promotor constataram que havia indícios claros de trabalho análogo a escravidão através do depoimento colhido das vítimas. Segundo eles, o contratante os atraiu com uma proposta de trabalho através de um anúncio na internet.

Além disso, leia mais sobre: Prefeitura de Uberlândia anuncia segunda edição da Feira de Oportunidades de Emprego

Novas medidas tomadas pela prefeitura

Na manhã do último dia 09 de agosto (terça-feira), a Prefeitura de Salvador e o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, formalizaram um espaço destinado a acolher pessoas que são vítimas de trabalho escravo doméstico. Assim, a iniciativa vai proporcionar atendimento social e psicológico para as vítimas.

Por fim, o projeto faz parte da campanha Agosto Lilás, que acontece durante todo esse mês na capital baiana e tem como foco o combate contra à violência contra as mulheres. Além disso, o prefeito Bruno Reis também esteve presente na solenidade de oficialização.

Comments are closed.