Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Prefeitos do Sul de Minas Gerais assinam documento em prol da ferrovia

O ofício será encaminhado para o ministro da Infraestrutura

Uberaba, 09 de agosto, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Nesta segunda-feira (08), uma Comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve presente na cidade de Três Corações, uma das integrantes do Sul de Minas. Os prefeitos da região marcaram presença na audiência e o tema principal de debatido era sobre a reativação da ferrovia, que liga a cidade até Cruzeiro – SP.

O ofício assinado pelos prefeitos do Sul de Minas Gerais será encaminhado para o ministro de Infraestrutura. O principal objetivo do documento é a solicitação de que todas as atividades sejam completas no trecho citado. Além disso, os executivos das cidades da região, Três Corações, Passa Quatro, Soledade de Minas, São Sebastião do Rio Verde e Conceição do Rio Verde, ressaltaram a importância da reativação da ferrovia.

Além disso, leia também a matéria: Mulher procura a polícia após receber 22 multas de trânsito; veja

Um pouco sobre a história da ferrovia no Sul de Minas Gerais e opinião dos parlamentares

O trecho debatido em audiência na ALMG teve inauguração no ano de 1884, com uma distância de 170 quilômetros entre Três Corações, Minas Gerais, e Cruzeiro, São Paulo. No entanto, no ano de 1992 encerraram as atividades no trecho, e os prefeitos da região seguem lutando pela reativação. Inclusive, com a proposta incluída no Plano Estratégico Ferroviário do estado.

Durante a audiência, os dois parlamentares que convocaram a reunião e mais um deputado defenderam a reativação da ferrovia. Todos os presentes concordaram com essa ideia e a solicitação é que a linha volte para transporte de cargas e turismo na região.

“O governo federal está acenando para a retomada das ferrovias, em Minas não poderíamos perder este momento. Que os trens voltem aos trilhos em todo o País”, disse um dos deputados.

Contudo, confira também a matéria disponível: Homem é preso por assediar idosa em ônibus de Jataí

Parlamentar defende implantação de uma linha de baixo custo

Um dos parlamentares presente na audiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais defendeu a implantação de uma linha shortline. Esta é uma ferrovia que será de pequeno porte e consequentemente gastará menos dos cofres públicos. Além disso, ele explicou que a Associação da Ferrovia trabalha na recuperação de 25 quilômetros do trecho.

De acordo com o responsável pela Secretaria de Transporte de São Paulo, investidores se interessaram por esse modelo de linha shortline.

Por fim, leia também a matéria disponível no site do Jornal Prime: 7 anos da morte do cantor: pai de Cristiano Araújo quer lançar álbum póstumo

Comments are closed.