Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Reunião na ALMG tem cobranças sobre pagamento do piso nacional da educação

Parlamentares também cobraram mais transparência

Uberaba, 29 de junho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (28), os parlamentares do estado cobraram respostas de Julia Figueiredo, que é a secretária de Estado de Educação.

Os temas debatidos na reunião da ALMG foram referentes ao piso nacional da educação aprovado, mas não efetuaram o pagamento. Além disso, os parlamentares solicitaram mais transparência em relação ao assunto, principal sobre a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Então veja também: Aposta da Bahia que levou R$ 18 milhões na quina de São João foi feita em bolão
Outros pontos abordados na reunião com os parlamentares na ALMG
Os parlamentares presentes também questionaram sobre os mais de 20 mil professores aprovados em concursos e não nomeados. Além disso, falaram sobre as denúncias envolvendo possíveis fechamentos de escolas, sem consultar a comunidade escolar. A reunião fez parte de mais um ciclo do Assembleia Fiscaliza de 2022.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou do encontro, após recebimento do convite. Além disso, esteve presente parlamentares, e a deputada Beatriz Cerqueira, que é presidenta de uma das comissões e a responsável pela condução da reunião.

Além disso, leia mais sobre: Sete Lagoas novamente teve tremores de terra e moradores ficaram assustados; confira

A reunião paralisou por um momento, pois a deputada fez questionamentos incisivos para a secretária de Educação. Ela solicitou explicações jurídicas, citadas pelo governador Romeu Zema, sobre o não pagamento do piso salarial estipulado. Além disso, na galeria da ALMG, estava vários profissionais da educação, que levaram cartazes em reivindicação de melhorias no setor.
Sobre o Piso Nacional
O Supremo Tribunal de Justiça suspendeu o índice do reajuste determinado, no mês de maio, com um percentual estipulado em 33,24%. No entanto, a deputada questiona o motivo do Supremo não ter aceitado a decisão, já que não revelaram nenhuma ilegalidade.
“O governo estadual continua devendo o piso, a discussão é apenas se a Assembleia poderia fazer isso por meio de emenda parlamentar”, disse Beatriz.
A deputada ainda cobrou da secretária mais respeito em relação a fiscalização, pois ela não soube responder de maneira coerente. Além disso, a responsável pela Comissão de Educação, questionou sobre as medidas tomadas para que nomeassem os aprovados nos concursos da área da educação.

Portanto, leia também: Lula pode não participar de evento no 2 de julho mas ato na Arena Fonte Nova é garantido na Bahia

 

Comments are closed.