Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Rio Preto quer aposentar a gravata nas sessões da Câmara

O uso da gravata é obrigatório segundo regras do Legislativo para as sessões

São José do Rio Preto, 21 de julho, por José Vitor Rack do Jornal Prime – A Câmara Municipal de Rio Preto recebeu projeto inusitado que pede o fim da obrigatoriedade do uso de gravata durante as sessões para os vereadores homens. O projeto é de autoria do vereador Julio Donizete (PSD) e pretende alterar o Regimento Interno da Câmara Municipal.

O objetivo do vereador é sobretudo deixar que seus colegas compareçam aos compromissos formais do mandato sem precisar usar gravata. Hoje em dia o Regimento Interno libera apenas as parlamentares do sexo feminino do uso da peça. Para elas o Regimento apenas indica o uso de vestimenta formal.

O vereador diz em seu projeto que ficariam obrigatórios apenas calça, sapato, camisa e blazer, ficando o uso da gravata a fim de um critério do parlamentar. Ele alega que o clima de São José do Rio Preto é muito quente e seco e não combina com o uso da peça. Além disso, há a explicação de que o vereador vem da rua para as sessões e tem de colocar a gravata na hora, ocasionando atrasos.

A saber: Calçadão De Rio Preto Deve Ganhar Estacionamento

Gravata - Foto: Reprodução/Canva
Gravata – Foto: Reprodução/Canva

Gravata: de onde vem a peça que Rio Preto está abolindo

O vereador que quer abolir a gravata na Câmara de Rio Preto alegou o clima e a falta de praticidade para isso. Se ele soubesse como era essa peça de roupa anteriormente, faria isso com ainda mais convicção. Assim, as primeiras gravatas dificilmente se assemelham à gravata moderna de hoje como a conhecemos.

Podemos agradecer aos croatas pela gravata, embora os franceses tenham feito dela o item básico da moda que é hoje. A origem da gravata remonta ao século XVII, durante a Guerra dos 30 Anos (1618-1648). Os franceses contrataram mercenários croatas que usavam lenços tradicionais amarrados no pescoço como parte de seu uniforme. Isso mantinha a parte superior de suas jaquetas unidas e era mais prático do que colarinhos rígidos. Conforme o desenvolvimento da moda a gravata já foi usada por homens e mulheres, tornou-se norma de elegância e regra no mundo dos negócios.

Não deixe de ler: Morador De Rio Preto Ganha R$ 70 Mil Na Mega Sena

Os desdobramentos do pedido do vereador.

A análise da proposta do vereador para mudar a vestimenta dos vereadores de Rio Preto é responsabilidade da Comissão de Justiça e Redação. Todavia, antes de ser encaminhado para votação em plenário, ainda cabem alterações caso as discussões apontem para isso.

A seguir: Região De Rio Preto Tem O Primeiro Caso De Varíola Dos Macacos Registrado

Comments are closed.