Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Universidade Federal de Uberlândia registra alta no número de alunos estrangeiros

O percentual de alunos em 2022 ultrapassa 100%

Uberaba, 27 de julho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Em balanço realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mostra que o número de estrangeiros matriculados na instituição ultrapassa 100% em relação ao ano anterior. De acordo com os dados, em 2022 são 32 alunos oriundos de outros países. No entanto, em 2021 o número era de aproximadamente 14 estudantes.

Recentemente, a Universidade Federal de Uberlândia promoveu uma ação visando a integração de alunos estrangeiros, que estão refugiados no Brasil. Além disso, a iniciativa engloba os apátridas, os que buscam acolhimento no país e asilo político. Os cursos preferidos pelos estrangeiros são as engenharias elétrica, Aeronáutica, Mecânica e a graduação de Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, leia também a matéria: Mulher procura a polícia após receber 22 multas de trânsito; veja

Estudante estrangeiro fala sobre ingresso na Universidade Federal de Uberlândia

Um dos estrangeiros matriculados na UFU, o aluno oriundo da África, falou em entrevista para o Portal Diário de Uberlândia. O estudante contou que chegou no Brasil em 2016, e residiu por um tempo no Rio de Janeiro. Então, ele soube sobre o programa da UFU, que possibilitava o ingresso de estrangeiros.

Após um teste de conhecimentos da língua portuguesa, ele se matriculou no curso de Relações Internacionais. Antes da aprovação na UFU, que oferece a graduação gratuita, a pessoa precisa provar que tem condições de se sustentar no país. Além disso, é necessário comprovar alguns critérios específicos.

Contudo, confira também a matéria disponível: Homem é preso por assediar idosa em ônibus de Jataí

“Eu tinha preferência de realizar um intercâmbio na França ou no Canadá, mas era muita burocracia. Foi complicado chegar num país diferente sem conhecer ninguém, tive que me adaptar. Conheci pessoas novas e estou gostando muito. É um país muito legal, as pessoas são gentis. Tenho planos de finalizar a graduação e tentar um mestrado na França”, revelou o estudante.

Estudante de mestrado da UFU fala sobre o curso

Outro estudante, que veio da Venezuela, contou que conseguiu uma vaga na Universidade Federal de Uberlândia, através do programa para estrangeiros. O jovem de 29 anos é estudante de mestrado do curso de Pedagogia. Ele conta que exercia a profissão de professor em algumas língua no seu país de origem. Então, para ingressar na UFU precisou apresentar dois projetos. O estudante revelou que já se adaptou no Brasil e foi muito bem recebido por todos os colegas da instituição.

Por fim, leia também a matéria disponível no site do Jornal Prime: 7 anos da morte do cantor: pai de Cristiano Araújo quer lançar álbum póstumo

Comments are closed.