Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Atenção em imprimir boleto, vírus modifica código de barra


O que é este vírus?

Este vírus é um Malware que ao infectar computadores altera a linha digitável dos boletos bancários, bem como imagem do banco recebedor ou até mesmo informações de recebimento e código de barras.
Como este vírus funciona no boleto?
A ação do vírus é bem simples pois age de diversas formas para enganar o usuário:
  • Altera somente a linha digitável
  • Altera a imagem do banco recebedor
  • Altera o código de barras tornando-o ilegível
  • Altera os dados do boleto bancário de cedente, CNPJ etc
Normalmente não é feita alteração de valor, data ou cedente, justamente para ludibriar mais facilmente o usuário que não percebe que um vírus está por trás alterando os dados fazendo com que pague o boleto para um criminoso e não para a empresa que gerou o boleto corretamente.
O banco normalmente é modificado pois o criminoso não possui conta em todos os bancos, então utiliza o banco dele. Neste caso seria modificada a linha digitável, o código do banco e a imagem do banco, deixando valor, data e dados intocados para que o usuário não identifique a mudança dos dados.
Em outros casos o vírus modifica até mesmo os dados de cedente, ficando mais fácil para quem gera o boleto perceber que está incorreto, mas nós, como seres humanos comuns e desatentos, não prestamos a devida atenção e acabamos pagando incorretamente boletos falsos.
Como identificar se seu boleto foi modificado?
Observe as imagens abaixo. A primeira refere-se a um boleto legítimo e a segunda a um boleto modificado. Neste caso a alteração foi somente da linha digitável  e do código de barras. Note a dificuldade de identificar o boleto verdadeiro do boleto falso.
Boleto bancário Legítimo não modificado por vírus
boleto1
Boleto bancário Legítimo não modificado por vírus

 

Boleto bancário modificado por vírus
boleto-bancario-2
Boleto bancário modificado por vírus

 

 

Boleto bancário modificado por vírus
Nesta terceira imagem, destacamos as áreas alteradas pelo vírus para que você possa perceber as sutis diferenças. Veja que o código de barras está com áreas em branco, ou seja, impossível de uma leitora reconhecer o boleto, obrigando o atendente a digitar a linha impressa no boleto. Porém a linha foi modificada pelo vírus fazendo com que o pagamento caia em uma conta completamente desconhecida do usuário que está efetuando o pagamento sem notar que foi enganado.
Identificação de campos do boleto bancário  modificados por vírus 
boleto-3
 
Identificação de campos do boleto bancário modificados por vírus
Já presenciamos casos de clientes que tiveram TODOS os dados do boleto alterados, ou seja, data, valor, cedente, código de barras, imagem do banco, conta, enfim, TUDO e estes clientes pagaram normalmente sem perceber.
Como se prevenir?
Pense agora quantas vezes você já CONFERIU detalhadamente os dados que vem impressos nos boletos bancários, como, cedente, banco e código do banco. A grande maioria absoluta dirá não, pois estamos no site, o boleto é gerado em nossa tela, imprimimos e fazemos o pagamento em algum banco, casa lotérica ou até mesmo online.
Este é o primeiro passo para não ser enganado, conferir e saber para onde está sendo feito o pagamento, ou até mesmo ligar no fornecedor do boleto bancário para confirmar se eles tem realmente o boleto daquele banco que foi gerado para ele.
Sempre que gerar um boleto, verifique se o código de barras não contém áreas em branco que tornem impossível a leitura do código de barras, por exemplo ao passar em uma máquina de auto-atendimento.
Verifique os valores, data de vencimento, cedente e imagem do banco se tem o mesmo código a que se refere a lista da FEBRABAN que pode ser conferida abaixo.
Lista completa dos códigos bancários
Em caso de dúvidas, confira no link abaixo a lista de códigos bancários associados à FEBRABAN, caso não esteja correto, enter em contato com a empresa que forneceu o boleto bancário para pagamento, pois você pode ser vítima de um vírus.
fonte : http://www.dupessoa.com.br/