Para a população mais carente do brasil foi criado no governo do ex-presidente de Fernando Henrique Cardoso o Bolsa Família, embora naqueles anos atrás esse programa tinha um outro nome, só passou a ser chamado por ‘Bolsa Família’ no governo do ex-presidente Lula, esse programa tem ajudado a tirar muitos brasileiros da miséria, mas o brasil esta longe de ser um país onde o índice de pobreza predomina.
Mas afinal de contas o que é o Bolsa Família ?
Para detalhar melhor esse programa o Bolsa Família é uma iniciativa do governo federal, que consiste em uma renda mensal a todos brasileiro que são cadastrado no programa. não são todas as pessoas que consegue aderir ao programa, alguns pre-requisitos são exigido para que se possa participar do Bolsa Família.
Como entra no Bolsa Família ?
Saiba Também : Liberado : Seguro desemprego para agendar
Para entrar no Bolsa Família é preciso passar por uma avaliação, só serão aceita para quem esta nessas situações listada abaixo:
- Situação de pobreza
- Extrema pobreza
- renda inferior ou igual a R$ 85,00 mensais
se você se encontra enquadrado em um desses três requisitos você então pode solicitar a sua inclusão nesse programa do governo, vale lembra que você será submetido a uma avaliação para saber se de fato você é um candidato que se encaixa nesse programa.
Como se inscrever no Bolsa Família ?
Para se cadastra no Bolsa Família é necessário e obrigatoriamente esta cadastrado no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, o chamado ‘CadÚnico’ para fazer esse cadastro procure a prefeitura de sua cidade, pois é justamente nesse lugar que você terá todo suporte e o acompanhamento do cadastro.
CadÚnico – Solicitar o cadastro na prefeitura para entra no Bolsa Família
Saiba Também : Extrato FGTS 2017 : Fique atendo e não perca, consulte
Como se cadastra no Bolsa Família, saiba o jeito mais fácil
Depois que você foi cadastrado no CadÚnico, basta solicitar na prefeitura de sua cidade o cadastramento do programa Bolsa Família.
Quais documentos necessário para se cadastrar no programa Bolsa Família?
- Para o responsável familiar: CPF ou título de eleitor;
- Para os demais membros da família: qualquer documento de identificação, como por exemplo a carteira de identidade, o CPF, o título de eleitor, a certidão de casamento ou de nascimento e/ou a carteira de trabalho. Por via das dúvidas, nós te aconselhamos a levar todos os documentos pessoais.
- Documentos que comprovem a renda familiar – no caso os valores devem comprovar que a família vive com renda de até R$ 170,00 mensal e necessita do benefício.
Com todos esses documentos em mão é só pedir ao funcionário para fazer o cadastramento no programa.
O Cartão Bolsa Família
Se você foi aceito para receber o beneficio, então recebera em poucos dias o cartão Bolsa Família, esse cartão é emitido automaticamente a partir do ingresso da família ao programa,
Onde retirar o cartão do bolsa Família ?
Simples, normalmente o cartão do bolsa família é enviado por correio, ou então retirado nas agência da CAIXA
Após o recebimento do cartão o beneficiário deve se dirigir ao banco ou a uma lotérica e fazer o cadastramento de uma senha para conseguir sacar o montante do programa todos os meses.