JornalPRIME
Notícias & Entretenimento

Emenda permite que FGTS seja usado para quitar o FIES

O Fies possibilitou que milhões de brasileiros melhorassem sua renda, com o acesso ao ensino superior, emprestando dinheiro público para que estas pessoas concluam uma faculdade



0
Baixe o aplicativo do JornalPRIME É GRÁTIS.

A emenda apresentada pela deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) o qual possibilita a utilização do FGTS para pagar dívidas do FIES foi aprovada pelo relator da reforma do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, deputado Alex Canziani. O ministro da Educação, Mendoça Filho manifestou apoio a deputada autora da proposta.

Já em andamento, Canziani é favorável a matéria, vale ressaltar que o documento foi lido na  Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 785/2017 na última terça-feira, alem do resgate do FGTS para o pagamento do FIES, haverá um aumento de R$ 3 bilhões o aporte do recursos do Tesouro Nacional ao programa de financiamento

Vários jornais e mídias do país deram  enfase e destaque para emenda da deputada “o Fies é um programa que merece os maiores elogios, uma vez que financia cursos de graduação superior para os que têm dificuldade de arcar com os custos da formação”.

“O Fies possibilitou que milhões de brasileiros melhorassem sua renda, com o acesso ao ensino superior, emprestando dinheiro público para que estas pessoas concluam uma faculdade. Nós sabemos que, por um lado, ainda existe dificuldade para o pagamento do financiamento. Por outro, existe a inadimplência. Então, essa ideia de utilizar o FGTS para o pagamento do FIES pode resolver os dois problemas”, explicou a deputada Leandre.