JornalPRIME
Notícias & Entretenimento

Fotos/Videos : Prefeita Lidianate Leite (PP) esta sendo procurada por desviar dinheiro



0
Baixe o aplicativo do JornalPRIME É GRÁTIS.

A prefeita Lidiane Leite (PP) da cidade de Bom Jardim, no Maranhão, está foragida. Ela é suspeita de desviar verbas destinadas à merenda escolar e a reformas das escolas no município.

O ex-secretário de Agricultura Antônio Gomes da Silva e o ex-secretário de Assuntos Políticos Humberto Dantas dos Santos foram presos por associação criminosa, peculato na modalidade desvio e fraude em procedimentos licitatórios.

Foram desviados cerca de R$ 900 mil – o valor era sacado direto na boca do caixa. A prefeita esbanjava uma vida de luxo nas redes sociais. Ela chegou a afirmar que gastava o dinheiro como queria.

De acordo com Alexandre Saraiva, superintendente da Polícia Federal no Maranhão, a prefeita possui mandado de prisão em aberto.

— Hoje ela é considerada foragida e solicitamos que cada cidadão do Maranhão se torne um agente da polícia e nos auxilie nas buscas.

Ronildo Lages, delegado chefe de Repressão aos Crimes Patrimoniais, afirmou que cada um tinha uma função do esquema e que a prefeita sabia sobre o crime.

— Ela tinha ciência das fraudes que estavam acontecendo e não se opunha, mesmo sendo avisada.

Na foto: a prefeita e seu ex-marido, o então ex-secretário de Assuntos Políticos Humberto Dantas dos Santos.prefeita lidiane

Lidiane se tornou prefeita aos 22 anos, quando o ex-namorado era candidato a prefeito. Ele foi enquadrado na Lei Ficha Limpa e, então, ela assumiu o cargo.

Essa não é a primeira vez que a prefeita é investigada pela Justiça. Em janeiro de 2014, o órgão deferiu uma liminar quando Lidiane assinou, ilegalmente, um decreto que tornou nulas as nomeações de excedentes de um concurso público.

Em dezembro do mesmo ano, ela também foi afastada do cargo por irregularidades referentes às aulas de educação infantil e fundamental, além do fornecimento de merenda escolar.

O delegado de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Fabrizio Garbi, reafirmou sobre a ajuda da população.

— Foi bastante claro que qualquer pessoa que tiver informação sobre o paradeiro dessa senhora, pode nos ajudar. O aeroporto já foi comunicado também caso ela tente viajar