Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Compra sem juros ? não existe! apenas estratégia de marketing

Atualmente está cada vez mais comum ver anúncios do tipo “10 vezes sem juros” ou até “carro com juro zero“. O problema é que não existe parcelamento sem juros.

E pior parte: mesmo sem saber, quem está pagando os juros é você.

Tanto na compra a prazo de um automóvel ou de qualquer bem de consumo, você está pagando juros.

O objetivo deste artigo é apresentar várias situações onde – supostamente – é oferecido um produto com pagamento parcelado e sem juros, e explicar porque em cada uma dessas operações há a incidência dos juros.

Carro com juro zero?

Não existe carro com juro zero. Apesar das soma das parcelas ser igual ao valor do financiamento, isso não quer dizer que você não pagou juros.

Das formas mais criativas, a concessionária e a instituição financeira embutem os juros para você pagar: desconto se pagar à vista, TAC, IOF, tanque cheio ou IPVA grátis. Você está pagando por tudo isso não sabe.

Veja um depoimento do presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), retirado de uma matéria da Exame.compublicada em maio de 2010:

Décio Carbonari de Almeida, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), é taxativo quando o assunto é o preço dos carros parcelados. “Sempre existiu alguma forma de incentivo de vendas, criatividade é o que não falta. Mas a verdade é que nenhum banco trabalha com taxa zero“, admite.

Não precisa dizer mais nada, não é mesmo? Ainda assim, caso você queira saber mais, recomendo a leitura do artigo “Carro com juro zero é propaganda enganosa“.

Bens de consumo em até 10 vezes sem juros?

Outra situação muito comum são ofertas que vemos em praticamente qualquer estabelecimento comercial, seja ele físico ou virtual: “parcelamos em até 10 vezes sem juros“.

Esta é outra propaganda para lá de enganosa. Tanto é que a maioria das lojas dee-commerce já oferecem “descontos” para quem paga à vista ou no boleto.

Se a que você normalmente compra não oferece, faça uma rápida busca na internet e certamente vai encontrar rapidamente uma que ofereça.

Sabe o que isso significa? Que o preço realmente à vista é aquele com desconto e que o parcelamento “em 10 vezes sem juros” está, na verdade, com os juros embutidos.

E se a loja que eu compro não oferece desconto para pagamento à vista? Ainda assim os juros estão lá. E quem comprar à vista, nesse caso, vai perder ainda mais. Por isso que existem raras exceções onde comprar à vista não é a melhor opção.

E se meu pai me emprestar R$ 20 mil para eu comprar um carro e não cobrar juros?

Ainda assim há juros. A diferença é que, nesse caso, quem está pagando os juros é seu pai.

Pense comigo: se seu pai deixasse esse dinheiro na poupança, estaria ganhando pouco mais de R$ 100,00 por mês. Se ele deixa de ganhar esse dinheiro, está pagando para te ajudar.

Conclusão

Como eu mostrei acima, não existe juro zero. Em qualquer parcelamento, o lojista paga taxas administrativas e ainda demora alguns dias para receber dinheiro.

Inclusive se ele não tiver capital de giro suficiente, terá que recorrer a empréstimos de curto prazo ou hot money (operação bancária de empréstimo a curtíssimo prazo). E pode ter certeza: essas operações têm taxas altíssimas.

Por essa razão, receber à vista é sempre a melhor opção para o lojista. Se você acha que eles preferem receber a prazo, pode ter certeza que é porque existem juros embutidos nas prestações.

Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

fonte :queroficarrico.com.br

Comments are closed.