Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Link aleatório – rando no wordpress do jeito mais fácil

Em alguns formatos de blog um botão que chama posts aleatórios é interessante para manter o leitor mais tempo na sua “casa”. Blogs de fotografia, ou com ilustrações, onde o conteúdo pode ser visto sem ordem definida, são bons exemplos. Ou ainda no final dos artigos, quando a leitura já tiver terminado e o visitante não sabe pra onde ir.

Tem um jeito de fazer isso usando PHP e uma pequena função no seu blog WordPress. Tudo que vai precisar é editar – ou criar, em caso de temas muito simples que não tenham ainda – o arquivo functions.php, colocando lá a função. Depois é só chamar a função no botão – com um link.

Comece abrindo o functions.php, que fica na pasta-raíz do seu blog WordPress (lembrando que você só tem acesso a esse arquivo se usar o WordPress com instalação própria; não serve no WordPress.com).

Insira essa função no final, antes do sinal ?> (se existir).

//função para post aleatório
function random_post() {
global $wp;
$wp->add_query_var('random');
add_rewrite_rule('random/?$', 'index.php?random=1', 'top');
}

function random_template() {
if (get_query_var('random') == 1) {
$posts = get_posts('post_type=post&orderby=rand&numberposts=1');
foreach($posts as $post) {
$link = get_permalink($post);
}
wp_redirect($link,307);
exit; }
}
add_action('init','random_post');
add_action('template_redirect','random_template');

Salve, mande pro servidor (se já não editou o que está lá). Agora é só colocar o link onde quiser dentro do template, nesse formato:

<a href="<?php bloginfo('url'); ?>/?random=1">Post aleatório</a>

Só!

Comments are closed.