[ad_1]
Juiz ordenou interdição a partir da meia-noite desta terça-feira (1º).
Precariedade das duas unidades em Criciúma também motivou decisão.
Desde a meia-noite desta terça-feira (1º) o Presídio Santa Augusta e a Penitenciária Sul, em Criciúma, estão totalmente interditados. O juiz que ordenou a interdição levou em conta a precariedade e a superlotação das unidades.
A decisão foi ordenada pelo juiz de Direito da Vara de Execuções Penais da Comarca de Criciúma, Rubens Salfer. Segundo ele, os suspeitos que forem detidos a partir de agora, ficarão presos nas delegacias até que sejam transferidos para outras unidades prisionais da região.

(Foto: Karol Carvalho/Rádio Eldorado)
A decisão do magistrado levou em consideração a superlotação e a precariedade das duas unidades, já que melhorias foram, anteriormente, cobradas.
De acordo com a determinação, a Penitenciária Sul abriga atualmente 150 presos a mais do que o permitido. Já o Presídio Santa Augusta, conta com 390 vagas masculinas e abriga, hoje, 580. A ala feminina, que tem capacidade para 40, está com o dobro de detentas.
As duas unidades já haviam sido interditadas parcialmente em abril deste ano, no entanto as mudanças sugeridas pelo Juiz não foram acatadas na época.
O G1 tentou contato com o Departamento de Administração Prisional (Deap), mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.
[ad_2]
fonte : G1.globo.com