Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Porque fazer um curso de direito ?

curso de direitoMuitos estudantes pensam em escolher o curso de Direito como graduação, mas poucos sabem como é realmente o curso, para que ele serve e no que se pode trabalhar. Veja a baixo o que é essa carreira tão procurada e alguns motivos para você escolhê-la.

O Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, trabalhista, tributário e comercial. Pode defender o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado, porém para ser advogado é preciso passar em exame da OAB, já o candidato a juiz, promotor ou delegado tem que prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.aob

O curso da graduação trata questões que demandam habilidade intelectual e espírito criativo. Inicialmente enfatiza as ciências humanas sendo os 3 primeiros anos essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma e a duração média do curso são de 5 anos(10 semestres).

No mercado de trabalho o novo Código de Processo Civil, prevê a criação de instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, deve crescer a demanda no setor público, nas esferas Estadual e Federal, que já é grande para esse bacharel. No Judiciário os concursos públicos devem continuar nos próximos anos. Outras vagas que exigem nível superior, como para auditor ou analista da Receita Federal, também podem ser ocupadas por advogados, graças ao conhecimento da legislação. Estão em altos ramos mais recentes, como o direito ambiental e da tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet e empresas de vários setores precisam de advogados para adequar suas atividades à legislação ambiental. Também tem destaque o direito internacional. A procura não parte apenas de escritórios de advocacia ou de grandes companhias com departamento jurídico, mas também de instituições do terceiro setor. Na área empresarial, multinacionais costumam empregar o bacharel para lidar com processos dos setores trabalhista, tributário, cível e empresarial, bem como especialistas em direito internacional. Há vagas, também, em escritórios de direito. Na carreira pública, na qual o graduado ingressa por meio de concurso para ser juiz, promotor, procurador ou delegado de polícia, um nicho em alta é a defensoria pública, voltada para o atendimento da população carente. As parcerias público-privadas, incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos. Nesse caso, ele pode trabalhar tanto nas esferas municipal e estadual quanto na federal. O salário inicial: R$ 1.871,95 (até um ano de inscrição na OAB); fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Isso mostra que o curso e a carreira de Direito não são fáceis! Não desanime, se a primeira impressão for ruim, as coisas tendem a melhorar.

http://www.youtube.com/watch?v=tE-I8HF1A2s