Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Presidente Dilma. é possível estocar vento ? descubra

Após pronunciamento da presidente Dilma na ONU sobre aimpossibilidade de se estocar vento, várias publicações surgiram sobre o tema. Dá pra estocar vento?

Durante entrevista coletiva realizada em um evento da Organização das Nações Unidas, em Nova York (EUA) Dilma Rousseff sugeriu a invenção de uma tecnologia para estocar vento. Essa declaração da presidente fez surgir inúmeras piadas a respeito na web, além de outras inúmeras publicações sobre pesquisas realizadas com a possibilidade da estocagem de vento.

Os sites que publicaram a respeito dessa tecnologia de armazenamento citam um projeto de um consórcio no Iowa Stored Energy Park, no Estados Unidos, que consiste em guardar o vento excedente do dia em rochas para, posteriormente utilizar esse vento para gerar energia eólica.

Mas a dúvida que fica é: Afinal de contas, é possível se armazenar o vento?

Verdadeiro ou falso?

Após o discurso de Dilma Rousseff, feito no dia 27 de setembro de 2015 durante entrevista coletiva promovida pela ONU em Nova York – onde a presidente afirmou que é impossível se estocar vento – milhares de blogs e sites começaram a ressuscitar notícias antigas a respeito de uma fazenda eólica no Estados Unidos que estaria estocando vento para poder gerar energia eólica em dias sem vento.

Todos os sites e blogs citam como fonte uma publicação de 2007 do site Inovação Tecnológica, que falava a respeito de um consórcio de empresas norte-americano, reunidas no Iowa Stored Energy Park, que estava realizando estudos para armazenar o próprio vento, que seria utilizado para gerar energia quando nos momentos de pico.

O vento excedente, de acordo com o projeto, seria utilizado para alimentar enormes compressores de ar, que enviariam esse ar comprimido para uma camada de arenito a cerca de 1.000 metros de profundidade e, posteriormente, esse ar que estava comprimido nessas rochas profundas seria redirecionado para a superfície, gerando eletricidade.

O que não foi explicado na época era como os compressores de ar iriam funcionar sem consumir eletricidade… Mas isso é só um detalhe!

No entanto, como a matéria citada como fonte é antiga, fomos atrás de atualizações a respeito desse ambicioso projeto e descobrimos que ele não deu certo!

Na edição de 6 de fevereiro de 2012, a revista Public Power Weekly explicou que a ideia de “armazenamento de vento” proposta pelo consócio em Lowa acabou se mostrando inviável. De acordo com a publicação, o projeto foi cancelado após se descobrir que as condições geológicas eram “desfavoráveis”.

fonte : efarsas

Comments are closed.