Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Katrina : Furacão no Brasil, pode um tornado atingir o pais

Furacão no Brasil : Notícia que circula pelas redes sociais alerta sobre o risco da chegada de um furacão no Brasil no final dessa semana assusta internautas, mas será que essa história é real?

O alerta apareceu em diversos blogs e sites e também nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2013. De acordo com texto, meteorologistas estariam avisando a todos que um furacão mais forte do que o Katrina (que devastou os EUA em 2005) irá atingir o Brasil no próximo final de semana e seus efeitos serão devastadores!

Mas será que isso é verdade ou farsa?

furacao

 

Verdade ou farsa?

É farsa!

O texto possui algumas das muitas características que denunciam um bom boato eletrônico e que já mostramos aqui no E-farsas:

  • Não é datado
  • Cita nomes de instituições (que existem ou não)
  • Cita nomes de pessoas com cargos importantes (que existem ou não)
  • Trata de um assunto que chame a atenção de muita gente

Notícia não datada

Conforme já mencionamos diversas vezes, a maioria dos hoaxes que rondam a internet não é datada. Dessa forma, quem ler o texto pela primeira vez pode achar que a notícia é recente e o texto pode voltar a aparecer sempre na web.

No caso, o alerta diz que o furacão atingirá o Brasil “ainda essa semana”, mas o texto apareceu no dia 21 de novembro de 2013 e, até agora, nem sinal do tal fenômeno.

Cita nomes de instituições

O texto também cita como fonte um instituto chamado IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente). Nem é preciso dizer que não encontramos o tal órgão em uma busca no Google porque, é claro, ele não existe.

Tanto o Instituto quanto o “capitão de emergências do IMBRAIM” foram colocados no texto apenas para dar mais credibilidade ao artigo.

Assunto que chama atenção (Noticias)

A possibilidade de um furacão atingir o Brasil pode ser motivo para que muitas pessoas acessem e repassem a noticia. Só para termos uma noção, a publicação original do artigo teve mais 35 mil curtidas!

No entanto, as chances de sermos “visitados” por furacões aqui no Brasil são mínimas. A notícia foi desmentida por vários órgãos como o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina) :

ciram_nota

A história também desmentida pela A meteorologista Josélia Pegorim, no site ClimaTempo , como podemos ver no vídeo abaixo:

 

Origens

Como você deve ter visto no vídeo acima, quem inventou essa notícia foi o site humorístico Jornal VDD  no dia 21 de novembro de 2013. No rodapé do site há o seguinte aviso que deixa bem claro que não se pode levar a sério nada do que é publicado lá:

“Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não.”

A partir dessa publicação no Jornal VDD, vários blogs e sites passaram a reproduzir a matéria, alguns achando que a notícia era real. Daí, o boato se espalhou na web.

 

A foto usada na manchete

Uma imagem vale mais do que mil palavras e os autores tinham que colocar uma foto que causasse impacto no leitor. Pois bem, a foto de um furacão usada para ilustrar a matéria é, na verdade, de um tornado que atingiu um região do Texas, nos Estados Unidos:

tornade-in-texas_w580_h464

 

Conclusão

Notícia falsa! O texto é mais uma invenção de um site de humor.

fonte : http://www.e-farsas.com/