Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Você sabe a diferença entre polícia Civil e Militar ?

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando ouve a palavra “polícia”? Bem, com certeza você vai imaginar um fardado algemando alguém ou algo do tipo, certo? Na verdade, a função principal e geral de uma polícia (seja ela qual for) é proteger, vigiar e policiar. O termo “polícia” é também utilizado para designar as corporações e as pessoas que têm como principal função o exercício daquela atividade.

Até aí tudo bem, mas como você deve saber não existe um só tipo de polícia, elas são divididas por esferas. Você conhece a diferença entre elas? Qual a diferença entre Polícia Militar, Civil, Federal e Guarda Municipal? É o que o Ultra Curioso vai te explicar essa matéria.

A Polícia Federal (PF) é dirigida pelos Delegados de Polícia Federal, e ela está presente em todos os estados do Brasil. Esta, além de vigiar a fronteiras nacionais – impedindo a entrada de armas, drogas ou contrabando -, é responsável pela investigação de crimes que afetam o país como um todo. Por exemplo, os chamados crimes de “colarinho branco” (corrupção), crimes contra o sistema financeiro, etc. É o Ministro da Justiça, nomeado pelo Presidente da República, a autoridade máxima da PF.

concurso-publico-policia-federal-equipe

A Polícia Civil é dirigida por Delegados de Polícia, que coordenam as atividades dos Agentes. Cada estado tem uma Polícia Civil diferente, e elas atuam investigando e elucidando crimes que ocorrem dentro dos limites territoriais do respectivo estado, mas pode acontecer de cumprirem missões fora, por exemplo, prendendo um criminoso que praticou um delito no Rio, mas foi se esconder em Goiás. Neste caso, a Polícia Civil do Rio tem que informar à Polícia Civil de Goiás que está cumprindo missão no território dela.

Quanto às suas funções, a Polícia Civil tem várias funções. É responsável por fiscalizar diversas atividades, como autorizar a realização de grandes eventos e funcionamento de determinadas atividades comerciais. Mas a atividade mais importante é, sem dúvida, a investigação e elucidação dos crimes praticados em seu território.

A Polícia Militar tem o dever de patrulhar as ruas das cidades, para inibir e evitar a ação de criminosos, e quando não puder evitar, tentar prender o bandido após ele ter cometido o crime. Também é a polícia que fiscaliza o trânsito, podendo aplicar multas.

Já a Guarda Municipal colabora na segurança pública utilizando-se do poder de polícia e delegados do município através de leis complementares. Algumas administrações locais têm utilizado a denominação Guarda Civil Municipal para designar órgão em cidades do interior e Guarda Civil Metropolitana para as grandes capitais do Brasil.

Fonte : http://www.ultracurioso.com.br/