Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

PF mira em empresa de garimpo ilegal que movimentou R$ 16 bilhões

Empresa ainda era usada para lavagem de dinheiro

Salvador, 7 de julho por David para o site Jornal Prime – Nesta quinta-feira (07) uma operação da Polícia Federal teve alvo um grupo de empresas suspeito de praticar garimpo ilegal de ouro na região norte do Brasil. A operação aconteceu pela manhã e o principal alvo era a mineradora Gana Gold, que atualmente atende pelo nome de M.M.Gold.

De acordo com informações da PF, a empresa aquecia o ouro que era retirado de forma ilegal em garimpos localizados no norte do país. A empresa se mantinha com licenças ambientais que não eram mais válidas além de passar dos limites acordados na pesquisa que tinham.

Veja também: Butantan cria comitê para estudar produção de vacina contra varíola dos macacos

Operações em andamento

Intitulada como Operação Ganância, a força-tarefa policial ainda conta com o apoio da Justiça Federal em Rondônia. Durante a ativa mais de duzentos policiais cumprem cerca de sessenta mandados de busca e outros cinco de prisão. Além disso, o sequestro de seis aviões e quatro embarcações usadas pelos criminosos também aconteceram. Por fim, outros 600 veículos nos estados do Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Acre também acabaram apreendidos.

Por outro lado, a Operação Comando começou uma apuração em cima de informações coletadas sobre possíveis crimes envolvendo tráfico de drogas através do uso de aeronaves. As suspeitas vem de aeronaves que estavam no mesmo hangar onde os aviões que transportavam o minério ilegal saiam para o transporte.

Além disso, leia mais sobre: Prefeitura Municipal de Uberaba assina Carta de Intenções para o Projeto Geoparque Uberaba

Irregularidades

Por fim, durante as investigações da Polícia Federal de Rondônia ainda houve diversos indícios de lavagem de dinheiro feitos pelo grupo. Uma delas era através do uso de criptomoedas. Com a ajuda de policiais especialistas no tema, a PF conseguiu rastrear o caminho feito pelo dinheiro e comprovou o crime de lavagem de dinheiro.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), desde o início dos trabalhos a apresenta apresentava irregularidades na licença para explorar o minério. Com o decorrer do processo para a aprovação do Relatório Final de Pesquisa as irregularidades foram aumentando.

“Embora a área do processo minerário esteja localizada em unidade de conservação de uso sustentável federal, não houve a autorização do ICMBio para a realização das atividades de pesquisa, inclusive com guia de utilização, bem como não houve adoção de providências pela ANM (Agência Nacional de Mineração) diante da ausência de apresentação da autorização do ICMBio”, diz a CGU.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Comissão da Câmara de Uberlândia discute sobre regularização de assentamento

Comments are closed.