JornalPRIME
Notícias & Entretenimento

Péssima audiência : Globo decide "abandona" cobertura da copa do mundo


O Brasil ainda tem um jogo a fazer na Copa de 2014 – enfrenta a Holanda no sábado, em duelo que vale o terceiro lugar. Para a Globo, porém, o clima já é de fim de festa. A principal emissora de TV aberta do país tirou Galvão Bueno e Patrícia Poeta do cotidiano da equipe nacional e ainda encerrou precocemente o Central da Copa, programa noturno que repercutia as notícias do Mundial.

A primeira mudança é de equipe de transmissão. Galvão Bueno, Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cezar Coelho, que vinham trabalhando nos jogos da seleção brasileira desde o início da Copa, serão substituídos no sábado por Luis Roberto de Mucio, Caio Ribeiro e Juninho Pernambucano, com Renato Marsiglia analisando arbitragem.

VEJA TAMBÉM : Globo na mira do lula : Rede globo ataca lula, e recebe o troco!

Galvão é o titular da Globo, responsável por todos os principais eventos esportivos que a emissora transmite. Em vez do jogo do Brasil, ele trabalhará no domingo, no Maracanã, na decisão da Copa do Mundo – e será acompanhado por Ronaldo, Casagrande e Arnaldo.

VEJA TAMBÉMGlobo e o desespero pela audiência : Nem a copa tira a Globo da lama

A última partida da seleção brasileira em Copas do Mundo que não foi narrada por ele é do Mundial de 1986, a eliminação do Brasil para a França nas quartas de final, nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Na ocasião, o narrador titular da emissora da Copa, disputada no México, era Osmar Santos, e Galvão fez apenas uma partida do Brasil pela Globo, uma vitória por 1 a 0 sobre a Argélia na fase de grupos. Desde então, foram sete Mundiais com todos os jogos do Brasil narrados por Galvão.

Na última quarta-feira, Galvão Bueno já não participou do “Jornal Nacional”. Ele vinha fazendo entradas diárias ao vivo no principal noticiário da Globo, diretamente da Granja Comary, acompanhado por Patrícia Poeta

VEJA TAMBÉM : O que a globo não mostra você ver aqui : Torcida xinga Dilma e Fifa em abertura:

Em vez disso, Patrícia Poeta apresentou o programa da bancada, ao lado de William Bonner. A jornalista comemorou ter voltado após 39 dias de ausência. “É a única boa notícia trazida pela Copa do Mundo nas últimas 24 horas”, brincou Bonner.

O bloco de esportes do noticiário teve uma conversa de Bonner com o narrador Cleber Machado, que falou sobre a semifinal entre Argentina e Holanda. Depois, o repórter Mauro Naves falou sobre o dia da seleção brasileira.

A derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para a Alemanha ainda levou a Globo a encerrar o Central da Copa. O fim da atração, programa que encerrava a programação esportiva da Globo em dias de jogos do Brasil, foi anunciado na edição da última terça-feira.

“Essa é a última Central da Copa porque o Brasil não vai para final, infelizmente. E a gente vai se despedindo aqui”, disse Alex Escobar, que comandava a atração ao lado de Tiago Leifert.

VEJA TAMBÉMDilma Da No Olho Da Patricia Poeta E Emissora Globo Edita Bronca