JornalPRIME
Notícias & Entretenimento

Assista ao vídeo : Próximo Eclipse Solar Total no Brasil

Próximo Eclipse Solar Total no Brasil poderá ser visto no dia 12 de agosto de 2045



0
Baixe o aplicativo do JornalPRIME É GRÁTIS.

Próximo Eclipse Solar Total no Brasil pode ser mais espetacular do que você imagina, Nessa segunda-feira um eclipse solar total  atravessou os Estados Unidos da costa à costa. O fenômeno teve visibilidade total na América do Norte e América Central e no norte da América do Sul.

Um eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde aponta o cone de sombra risca a superfície do nosso planeta.

Estados Unidos tem muito a comemorar até porque esse foi o primeiro eclipse total  desde 1979, ou seja a 38 anos. No Brasil também será possível ver a eclipse de forma parcial, ou seja “em que a Lua não encobre totalmente o Sol” serão em Boa Vista (RR) e Macapá (AP).

Próximo Eclipse Solar Total no Brasil

Para quem deseja não perde o próximo eclipse total poderá já agenda, ou seja quem quiser ver o próximo eclipse total terá que esperar até dia 12 de agosto de 2045. Será que vale à pena a empolgação ?.

Assista ao vídeo :

Tipos de eclipses solares

Esquema comparativo do eclipse anular e do total.

Há quatro tipos de eclipses solares[1]:

  • eclipse solar parcial: somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar.
  • eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
  • eclipse anulareclipse anelar ou eclipse em anel: um anel da luminosidade solar pode ser vista ao redor da Lua, o que é provocado pelo fato do vértice do cone de sombra da Lua não estar atingindo a superfície da Terra, o que pode acontecer se a Lua estiver próxima de seu apogeu. Isso é similar à ocorrência do eclipse penumbral da lua.
  • eclipse híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros. O eclipse total é visto nos pontos da superfície terrestre que estão ao longo do caminho do eclipse e estão fisicamente mais próximos à Lua, e podem, assim, serem atingidos pela umbra; outros locais, menos próximos da Lua devido à curvatura da Terra, caem na penumbra da lua, e enxergam um eclipse anular.

Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.