VEJA O VÍDEO : ‘Buraco negro’ em lago dos EUA, suga várias árvores em segundos!


Baixe o aplicativo do JornalPRIME É GRÁTIS.

Publicado em 24/08/2013

Um fenômeno espantoso – que está a ser monitorizado pelas autoridades na região do Louisiana (EUA) – foi capturado num vídeo que mostra o momento em que mais de 10 árvores começam a mover-se, são arrancadas do seu lugar e logo são engolidas em menos de um minuto no redemoinho de um buraco gigante. O vídeo foi gravado em 21 de agosto de 2013.

O fenômeno acontece num lago surgido numa “dolina” (espécie de poço de formação calcária em formato de funil) aberta no solo medindo cerca de 100 metros de diâmetro e centenas de metros de profundidade.

Neste caso, o buraco — situado num bosque próximo da comunidade de Bayou Corne — não resulta de um processo natural de erosão química. Antes, é resultado do que se diz ser uma catástrofe industrial. É que, nesse poço gigantesco em que — com uma frequência imprevisível e assustadora — tudo o que está à superfície é aspirado para as profundezas do lago em apenas alguns segundos, o fenômeno captado em video resulta de atividade humana e empresarial.

Segundo publicações especializadas que acompanham o fenômeno – que já obrigou a evacuar 350 pessoas em agosto do ano passado -, o que acontece ali é da responsabilidade de uma empresa que explora uma jazida de sal nas profundezas com recurso a uma tecnologia que utiliza injeção de água em alta pressão.

Ora, dado que as galerias onde se acumula o sal se formaram sobre outras estruturas de formação calcária mais ligeiras o resultado da injeção sistemática de água é que, por vezes, o solo cede e tudo o que está à superfície ou nas margens próximo do ponto de colapso desaba e é rapidamente engolido.

O que reforça a gravidade do fenômeno é que a boca deste poço gigante não pára de se alargar. No princípio, a superfície do lago tinha cerca de 4 000 metros quadrados, agora mede vinte vezes mais.

Cientistas que acompanham o fenômeno explicaram que o processo geológico através do qual as cavernas subterrâneas se deverão consolidar (em forma e dimensão) pode levar um número indefinido de anos, tornando bastante imprevisível a frequência de desabamentos das margens. Por isso, a zona está interditada e é regularmente monitorizada pelas autoridades.

O MAIOR RALO DO MUNDO


Comentários

Loading...