Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Conheça o manacá-da-serra: saiba tudo que precisa para ter no seu quintal

Linda e brasileira, saiba tudo sobre esse linda árvore

Novo Hamburgo, 4 de junho de 2022 por Priscila Lampert — O manacá-da-serra, ou Tibouchina mutabilis, é uma árvore típica brasileira, nativa da Mata Atlântica. Marcante pela floração, que ocorre entre novembro e fevereiro, essa árvore tem um grande poder decorativo e encanta pela mudança de cores de suas flores.

Suas raízes não são agressivas por isso, não destroem cimentos e canteiros. Além disso, ela costuma atingir um porte médio que não chega às fiações. Por isso, ela é muito indicada no paisagismo, para ornar jardins externos e calçadas. Então, para saber mais sobre a exuberante manacá-da-serra, continue sua leitura, pois hoje vamos te falar mais sobre suas características e como cuidar dessa linda árvore.
Saiba tudo que precisa sobre manacá-da-serra
manacá-da-serra Conheça o manacá-da-serra: saiba tudo que precisa para ter no seu quintal / Fonte: Canva Pro

Com flores de cinco pétalas, que nascem brancas e mudam a cor até se tornarem lilás forte e folhas verde-escuro brilhante, essa árvore encanta pela beleza. Conforme explica o professor Renato Goldenberg, em matéria publicada no Portal G1, dia 8 de março de 2022, em um único galho, é possível encontrar até três cores. Comum no litoral do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, ela possui um grande poder ornamental, pois é muito vistosa, colorida e com flores que se espalham por toda a sua estrutura.

Ela possui ainda um pequeno fruto não comestível, que se abre de forma natural e libera sementes que podem originar uma nova árvore. Com uma beleza estonteante, o manacá-da-serra atrai pássaros e abelhas polinizadoras, que completam a bela paisagem.

Ela pode atingir 12 metros de altura e sua copa pode chegar a 5 metros de diâmetro. Dessa forma, o manacá-da-serra precisa de um local com espaço ideal para crescer. Por fim, o Agro do Jornal Prime ainda te lembra que essa planta tem a versão “anã”, que mede três metros de altura, permitindo o plantio em vasos e jardins para ambientes pequenos.
Veja como cuidar dessa planta
Com aspecto exuberante e muito encantador, o manacá-da-serra é uma árvore com cultivo e cuidados muito simples. O plantio desta espécie é ótimo para calçadas, vasos e quintais, com muito contato com a luz do sol e solo rico em matéria orgânica. Você também deve realizar a adubação uma vez ao mês. Mantenha o substrato sempre úmido então, deve realizar regas a cada três dias e também é preciso fazer podas após a floração.

Comments are closed.