Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Receita de sabão líquido caseiro com bicarbonato: rende mais de 12 litros e é muito econômico

Ele é mais natural e possui um preço muito mais acessível

Montes Claros, 11 de junho de 2022, por Hévila Meireles — O sabão é uma substância obtida a partir da reação de óleos vegetais com hidróxido de sódio (NaOH). Seu uso é bastante antigo, pois o primeiro sabão teria sido fabricado na Babilônia, há cerca 2800 a.C. Hoje em dia, esse produto é bastante versátil e pode ser usado para lavar roupas, louças e carros. Além disso, o sabão líquido caseiro apresenta diversos benefícios se comparado com o industrial.

Podemos destacar algumas vantagens do sabão líquido caseiro em relação ao industrial, como: ele possui um preço mais acessível, é mais natural, pois não contém parabenos, sulfatos e outras substâncias químicas nocivas à saúde. Do mesmo modo, é ecologicamente correto, pois não gera resíduos tóxicos. Sendo assim, vale muito a pena investir um pouco de tempo em sua fabricação.

Saiba mais: Sabão líquido ou em pó: vantagens e desvantagens de cada produto
Receita de sabão líquido caseiro com bicarbonato
Conforme o site Cônsul, algumas receitas de sabão líquido são simples, eficazes, econômicas e rendem muito. Porém, vale ficar de olho na etiqueta de suas roupas para saber se os ingredientes usados são adequados ao tipo de roupa que você pretende lavar. Desse modo, o Jornal Prime de hoje irá te mostrar a melhor maneira de fazer o sabão líquido com bicarbonato de sódio.

Receita de sabão líquido caseiro com bicarbonato (Reprodução Canva Pro) Receita de sabão líquido caseiro com bicarbonato (Reprodução Canva Pro)
Ingredientes
Essa receita é muito potente, consistente e serve para lavar o banheiro, as louças e até as roupas. Além disso, ele rende aproximadamente 12 litros e você não irá gastar muito na produção do seu produto. Do mesmo modo, é importante utilizar luvas, óculos de proteção e máscara, pois alguns ingredientes podem ser prejudiciais se entrarem em contato com a pele ou olhos. Assim, separe os seguintes itens:

1 litro de óleo de soja usado;
170 gramas de soda cáustica em escamas;
300 ml de água;
250 ml de álcool 70°;
1 copo americano de bicarbonato de sódio;
1 litro de água fervente;
12 litros de água em temperatura ambiente para diluir o sabão.

Veja também: Receita de sabão de lavar roupa caseiro para economizar seu orçamento
Passo a passo
Primeiramente, em um balde grande, adicione 300 ml de água e a soda cáustica e misture até uniformizar a solução. Assim que dissolver toda a soda, adicione o óleo e o álcool delicadamente. Feito isso, misture bem e você irá perceber que a textura irá ficar bem consistente. Logo após, adicione a água fervente e misture para ficar mais fluido.

Em seguida, adicione o bicarbonato de sódio e misture novamente. Acrescente os 12 litros de água em temperatura ambiente, aguarde o sabão esfriar e deixe descansar por aproximadamente 12 horas. Por fim, o seu sabão líquido caseiro já está pronto para o uso. Ele estará consistente e pronto para o armazenamento em recipientes com tampa, como garrafas pet, pois isso irá conservar e aumentar a durabilidade do produto.

Você também pode gostar de: Quer saber como contribuir para o meio ambiente na hora da limpeza? Leia este artigo e aprenda como fazer sabão de coco artesanal e tenha um produto sustentável e poderoso

Comments are closed.