Você sabe quais são as diferenças entre o fermento natural e químico? Saiba tudo que precisa agora mesmo
Saiba por que massas com esse tipo de fermentação são consideradas mais saudáveis
Porto Seguro, 4 de junho de 2022, por Daniela Mattos — Aprenda quais são as diferenças entre o fermento natural e químico. Veja como eles podem impactar no resultado e até mesmo na absorção dos nutrientes em nosso organismo. Além disso, saiba que forma uma levedura é preparada.
A fermentação natural tem sido cada vez mais valorizada, apesar de ser um método mais demorado e antigo. Mas você sabe quais são as diferenças entre o fermento natural e químico? Tire essa dúvida, hoje, aqui, no Agro. Além disso, saiba se é mito ou verdade, que quem consome a massa com levain (fermento natural), não engorda.
Em seguida, veja:
Quais são as diferenças entre fermento natural e químico?
Segundo Pedro Fonseca, do site Uol, em 27 de novembro de 2019, o fermento químico ou biológico é aqui ele que é industrializado e compramos no comércio. Esses são de fácil utilização, faz com que as massas cresçam rápida e comercialmente falando é mais vantajoso para as padarias e confeitarias, por exemplo.
Enquanto isso, a fermentação natural é um processo lento que utiliza o chamado pré-fermentação feito com farinha e água onde acontece a ação de leveduras e bactérias. No entanto, esse é processo complexo, que precisa de técnica para ser executado.
Você sabe quais são as diferenças entre o fermento natural e químico? Saiba tudo que precisa agora mesmo. Fonte: Canva Pro
Quais as vantagens do fermento natural?
De acordo com Victor Hugo, do site Receitas, em 22 de maios de 2021, esse processo, apesar de ser demorado, oferece mais vantagens para o nosso pãozinho de cada dia. Isso porque, se comparado ao pão industrializado, o de fermentação natural possui um índice glicêmico muito baixo. Além disso, facilita a digestão, é melhor para quem tem intolerância a glúten, favorece a saúde intestinal, aumenta a absorção de nutrientes pelo nosso organismo, dentre outros.
Além do que já citamos o tempo de conservação dessas massas são muito maiores. Visto que você produz o levain, você consegue mantê-lo vivo por anos, basta alimentá-lo da forma correta. Portanto, se você se interessou por esse método, vale a pena se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto por pesquisas.
Agora que você conhece quais são as diferenças entre o fermento natural e químico e busca por uma alimentação mais saudável já pode buscar inserir esse tipo de alimento na sua rotina. Dessa forma, você certamente irá beneficiar a saúde do seu sistema digestivo, tão importante para uma vida com saúde. No entanto, se consumido em excesso ele também engorda.
Comments are closed.