Esculturas dos orixás são restauradas e entregues pelo Governo da Bahia em Salvador
Restauração foi feita nas esculturas localizadas dentro do lago
Salvador, 27 de setembro, por David para o site Jornal Prime – Nesta segunda-feira (26), o Governo do estado da Bahia entregou uma reforma feita nas obras do Dique do Tororó, em Salvador. Durante a entrega, estavam presentes diversos representantes como a secretária de Cultura, Arany Santana. As obras foram feitas nas estatuas de orixás que ficam localizadas dentro do lago.
“Essa obra maravilhosa de Tatti Moreno que reside nesse dique, nessas águas encantadas do Dique do Tororó. É algo que transcende a questão da religiosidade afro-brasileira, vai além. Por conta disso, o Estado da Bahia tem esse compromisso com a sua população, que é eminentemente negra e que exerce a diversidade cultural em todos os aspectos. Assim, não apenas o povo de candomblé, mas o povo de umbanda, os geraizeiros, as rezadeiras. A Bahia é um estado diferenciado, é um estado da diversidade, e esse símbolo aqui tem muito significado”, declarou Arany Santana.
Outras obras no município de Salvador
Além disso, no fim do mês de agosto a população que vive no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador, ganhou uma nova praça e uma quadra poliesportiva para o Conjunto Estrela. As novas obras foram entregues pela prefeitura do município e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, além de outros gestores e autoridades locais.
Reis aproveitou o momento para ressaltar que os novos equipamentos devem elevar a autoestima dos cidadãos. Além disso, os espaços vão proporcionar momentos de convivência ao ar livre para todos. A prática de esportes também está garantida para crianças e jovens.
Mais segurança para a capital
Por fim, também em agosto, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, participou do evento de entrega das obras de proteção de encosta feitas na Ladeira do Cacau, no bairro de São Caetano. Macedo ainda aproveitou a oportunidade para reafirmar aos moradores sobre o plantio e edificações irregulares na região da capital baiana.
Além disso, uma outra estrutura de geomanta foi entregue em Salvador no fim do último mês de julho, desta vez a aplicação foi feita no bairro de Castelo Branco. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, junto com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) marcaram presença no evento. A ação é uma medida da prefeitura contra as fortes chuvas que acabam transformando partes da cidade em zonas de risco para os cidadãos.
“Já protegemos 238 áreas com geomantas, temos mais 14 em execução e diversas outras em fase de vistoria. Além disso, outras áreas de risco seguem protegidas com solo grampeado e cortina atirantada”, disse o prefeito.
Comments are closed.