Governo de Minas Gerais acumula déficit de bilhões na educação
Tema foi tratado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Uberaba, 03 de agosto, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Parlamentares de Minas Gerais se reuniram na ALMG, nesta terça-feira (02), em mais um encontro do Fiscaliza Mais 2022, para debaterem sobre o Plano Estadual de Educação (PEE). A audiência também teve a presença da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O governo de Minas Gerais apresentou o relatório sobre as metas e diretrizes que deveria cumprir. No entanto, os dados mostraram que o Executivo não cumpre o mínimo da constituição desde 2009. Então, o déficit registrado na área da educação no estado é de aproximadamente R$6,5 bilhões.
Detalhes sobre o assunto debatido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Uma das presentes na audiência da ALMG era a representante da Secretaria de Educação de Minas Gerais, Clara Oliveira. Então, ela afirmou que o governo cumpriu o índice que determina a constituição, e que o investimento na área foi acima de 25%. No entanto, a parlamentar responsável pela Comissão, revelou que os dados não estão corretos. De acordo com a deputada, 2021 e 2022 não ultrapassaram esse percentual.
Além disso, Beatriz Cerqueira, que solicitou a audiência, através de um requerimento eles pediram um relatório para a Secretaria de Educação anteriormente. Porém, segundo o relato da parlamentar, os dados estavam incompletos e faltou transparência por parte do órgão.
A deputada mostrou na audiência todos os documentos relacionados com o Plano Estadual de Educação, inclusive realizado os estudo durante o encontro na ALMG. Então, em sequencia ela afirma que não esclareceram as informações sobre os objetivos e as metas cumpridas pelo Governo de Minas Gerais.
Representante pela Secretaria de Educação de Minas Gerais responde a parlamentar
Em resposta aos dados levantados por Beatriz Cerqueira, a representante da Secretaria de Educação informou que o órgão solicitou a contratação de uma assessoria para lidar com o cumprimento das metas. Além disso, ela afirma que Plano Plurianual de Ação Governamental apresentará na ALMG um relatório com os programas e ações pretendidos pelo governo na área da educação.
“Talvez possamos deixar isso mais explícito no PPAG a ser enviado a esta Casa”, concluiu.
Comments are closed.