Vacina da Pfizer para crianças será liberada após aval de ministério
A informação foi divulgada através da pasta oficial
Salvador, 19 de setembro, por David para o site Jornal Prime – Neste domingo (18) o Ministério da Saúde aprovou o uso do imunizante Pfizer contra o Covid-19 para crianças com idade entre seis meses e quatro anos. A informação foi divulgada através da pasta oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), logo após a aprovação dos testes para a versão pediátrica da vacina.
“O Ministério da Saúde tem contrato com a Pfizer para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa. Assim, incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Havendo aprovação da recomendação pela área técnica da Pasta. As vacinas serão disponibilizadas para todo Brasil, como já ocorre com as demais faixas etárias”, informou a pasta, em nota.
Autorização da Coronavac e Pfizer
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu para votar na autorização do uso do imunizante da CoronaVac em crianças com idade entre três e cinco anos. Antes da reunião, só se permitia o uso da vacina em crianças e adolescentes com idade superior a seis anos. A distribuição do imunizantes começou a ser aprovada para essa faixa etária desde o mês de janeiro deste ano.
Além disso, a votação teve pedido inicial feito pelo Instituto Butantan e tinha sido feito no mês de março deste ano. Vale lembrar que o Instituto é responsável por produzir o imunizante. Por fim, estudos recentes já comprovam que a aplicação da Coronavac traz muito mais benefícios para as crianças desta faixa de idade do que possíveis riscos.
Como anda a vacinação para os mais novos
Para as pessoas que tem dezoito anos ou mais a imunização segue firme também. Tanto para quem se vacinou com a Janssen no primeiro esquema de imunização, como quem tomou o imunizante da Johnson & Johnson estão aptos para a terceira dose da vacina. Além disso, é importante lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, é que essas pessoas tomem a terceira dose de vacinas que sejam AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Nas UTIs infantis, dezoito das vinte e três vagas se encontram ocupadas o que corresponde à 78% da ocupação total. Além disso, os leitos clínicos para adultos estão com 13% de ocupação e os pediátricos com 33%. Na capital baiana, Salvador, dos 195 leitos ativos, 57 já se encontram ocupados (correspondendo à 29% de ocupação geral).
Comments are closed.