Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Saiba tudo sobre a alpinia: essa linda planta ornamental também conhecida como gengibre vermelho

Bela e fácil de cultivar. Saiba tudo que precisa sobre ela

Novo Hamburgo, 5 de junho de 2022, por Priscila Lampert — A alpinia, também conhecida como gengibre-vermelho e gengibre-concha, é uma popular planta apreciada em jardins devido ao seu fácil cultivo e aspecto tropical. Por essa razão, no artigo de hoje te ensinamos como realizar o seu plantio em casa e quais cuidados ela pede. Portanto, continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o trato dessa planta.

Antes de tudo, porém, vale a pena destacar que a alpinia é, na verdade, um gênero pertencente à família Zingiberaceae. Desse modo, ela não se trata de uma única planta, mas sim de um grupo do qual fazem parte cerca de 230 espécies. Nesse caso, as mais comuns são a alpinia pupurata, zerumbet, speciosa e galanga.

Assim, leia mais: Conheça o manacá-da-serra: saiba tudo que precisa para ter no seu quintal
Saiba como plantar, e cuidar da alpinia no jardim
alpinia Saiba tudo sobre a alpinia; essa linda planta ornamental também conhecida como gengibre-vermelho / Fonte: Pixabay

Nativas de regiões tropicais da Ásia e Austrália, as plantas desse gênero gostam de climas tropicais. Por esse motivo, se adaptaram muito bem às condições climáticas do Brasil. Além disso, seu plantio é relativamente simples, pois sua propagação pode ser feita através da divisão de touceiras.

Em outras palavras, você vai precisar de uma planta adulta, da qual deve “dividir” ou cortar alguns rizomas (caule) e plantá-los em seguida. No entanto, o plantio deve ser feito em solo fértil e rico em matéria orgânica. Isso porque uma das exigências da alpinia é viver em um substrato rico em nutrientes, para poder crescer saudável.

Além disso, você pode plantar as touceiras tanto diretamente no solo do jardim quanto em vaso, desde que este seja grande. Somado a isso, Priscila Lívia, adiciona em matéria publicada no site Folha Go, dia 10 de maio de 2022, que essas espécies gostam de viver sob sol pleno, ou seja, em contato direto com a luz solar. Dessa forma, tome cuidado para que o local escolhido (do vaso ou canteiro) tenha uma boa iluminação.

Portanto, confira também: Flores para plantar em vaso: confira excelentes opções fáceis de cuidar
Confira essas dicas extras
Depois do plantio, a alpinia possui um crescimento rápido e vigoroso, e pode chegar a medir até dois metros de altura. Contudo, isso só é possível quando o seu cultivo ocorre sob as condições favoráveis. Sendo assim, a primeira dica diz respeito a rega, que deve ser frequente de modo a manter o solo sempre úmido. Afinal, espécies tropicais também gostam de bastante umidade, mas, mesmo assim, tome cuidado para não encharcar o solo.

Em segundo lugar, faça a adubação da sua alpinia cerca de quatro ou seis semanas após o plantio. Para isso, escolha, de preferência, adubos orgânicos e com baixo teor de nitrogênio. No mais, a última dica que o Agro do Jornal Prime tem para dar diz respeito à poda. Esta deve ser feita de forma contínua, ao longo do ano, sempre após a floração.

Ademais, leia também: Já ouviu falar em jardim interno? Confira algumas dicas essenciais para começar o seu hoje mesmo

Comments are closed.