Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Levantamento em Uberlândia mostra inadimplência do IPVA de quase metade dos contribuintes

Os dados são referentes ao ano de 2022

Uberaba, 03 de julho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Em um levantamento realizado pela Secretaria da Fazenda, foi apurado que quase 50% dos contribuintes residentes na cidade de Uberlândia deixaram de quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.

O responsável pela administração da Fazenda em Uberlândia revelou que os números de inadimplentes até a data limite para o pagamento, era de aproximadamente 188 mil. Ele afirmou que o total de veículos tributáveis no município é de 396.077. Para os que optaram pelo não pagamento do IPVA, ficaram sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Além disso, a falta de pagamento pode ocasionar multas.

Então leia também: Dados do Ministério de Cidadania apontam que mais de 56 mil famílias de Uberlândia vivem com um salário mínimo
Responsável pela administração da Fazenda em Uberlândia fala sobre o assunto
De acordo com Pedro Antônio, responsável pelo órgão, após a data limite para quitação do IPVA, o contribuinte terá a opção de acessar o Portal da Fazenda de Minas Gerais e solicitar o parcelamento da dívida. Este poderá ser dividido em até doze parcelas, desde que o valor não ultrapasse R$200.

Além disso, ele afirma que o contribuinte conseguirá imprimir todas as guias e a multa prevista é de 20% e o acréscimo dos juros estipulados. Após a emissão e o pagamento da primeira parcela ele poderá receber o CRLV, isto se o veículo não possuir nenhuma outra pendência.

Além disso, leia também: Busca para emissão de passaportes em Uberlândia ultrapassa números de 2021
“Ao acessar o site, o contribuinte vai poder emitir a guia que sai com todos os valores já com acréscimos, incluindo uma multa de 20% mais os juros previstos na Selic. A partir do pagamento da primeira parcela, o veículo já fica apto para receber o CRLV, desde que não tenha mais nenhum débito”, afirmou.
Em caso de débitos anteriores, Pedro explica que o contribuinte ficará com uma dívida no cartório e essa situação custará um valor mais alto para seus bolsos. Para a emissão das guias, o cidadão deverá ter em mãos os dados necessários, como número do Renavam e CPF ou CNPJ. Em seguida, escolher a quantidade de parcelas.
Delegado da Polícia Civil fala sobre as consequências da inadimplência com IPVA
Conforme consta no Código de Trânsito, se o contribuinte não quitar o IPVA, o valor da multa atualmente é de R$293,47. Além disso, a infração para tal ato é considerada gravíssima e o veículo com dívida será removido para o pátio.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Uberlândia, não tem previsão de quando iniciará a cobrança pelo CRLV de 2022. No entanto, ele afirma que existe a possibilidade de ser no mês de agosto ou setembro.

Portanto, leia também: Uberlândia anuncia adesão ao Programa Time Brasil

 

Comments are closed.