Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Pesquisa da UFU mostra que tatuagens temporárias têm elementos prejudiciais para a saúde das crianças

A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Uberlândia

Uberaba, 09 de julho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou uma pesquisa que detalha os elementos presentes nas tatuagens temporárias utilizadas pela crianças. De acordo com o resultados, alguns itens da composição da tinta, contém indícios prejudiciais para a saúde, inclusive com danos graves para a pele.

O estudo foi publicado em uma revista científica e realizado por um pesquisador da área de química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Colheram as amostras das tatuagens que as crianças utilizam, aquelas em forma de adesivo e que são removidas posteriormente com facilidade.

Além disso, leia também a matéria: Mulher procura a polícia após receber 22 multas de trânsito; veja

Elementos encontrados pelo pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e sua opinião sobre o assunto

No estudo realizado, o pesquisador encontrou traços de elementos causadores de alergia na pele das crianças, tipo urticárias e outras doenças mais graves. Além disso, a presença de itens cancerígenos, entre eles chumbo, cobalto, e outros mais. Inclusive, proibida na fabricação dos produtos cosméticos.

“A ideia surgiu quando eu ainda estava no doutorado. Pensando no tipo de amostra, eu não achei nada na literatura falando sobre a presença de elementos tóxicos em tintas de tatuagens temporárias, então resolvi pesquisar”, revelou o pesquisador.

Contudo, confira também a matéria: Modelo de Anápolis é a representante de Goiás no Miss Universo Brasil

Um pouco sobre o estudo realizado pelo pesquisador

Além do pesquisador da UFU, o estudo teve a presença de outros profissionais, incluindo professores de químicas, alguns representantes de pesquisa das universidades do estado de São Paulo. Além disso, contou com alguns pesquisadores dos institutos químicos.

Eles revelaram que no país não têm exigência e controle sobre a fabricação das tatuagens para crianças, por isso basearam a pesquisa em outros produtos de uso para a pele, entre eles os cosméticos. Além disso, os pesquisadores utilizaram alguns brinquedos.

Sobre a alergia que a tatuagem pode causar na pele das crianças

A urticária, uma das doenças citadas no estudo, é muito comum na pele das crianças, pois é uma alergia causada por algum elemento externo. No entanto, é uma situação dolorosa para elas. As principais fontes causadoras da doença são alimentares, reação ao uso de medicamentos e até mesmo uma picada de algum inseto.

Por fim, leia também a matéria disponível no site do Jornal Prime: 7 anos da morte do cantor: pai de Cristiano Araújo quer lançar álbum póstumo

 

Comments are closed.