Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Rio Preto no foco da corrida do ouro; veja

Comércio ilegal do metal é endêmico na cidade

São José do Rio Preto, 03 de julho, por José Vitor Rack do Jornal Prime – Segundo investigações, São José do Rio Preto é um ponto importantíssimo para o comércio de ouro ilegal no Brasil. Esta conclusão é fruto de um trabalho investigativo da Polícia Federal em quatro estados. Este ouro é desviado de garimpos no Centro Oeste e no Norte. Ele chega a ourives rio-pretenses em manufaturas clandestinas de onde voam para o mundo ou como joias ou como lingotes.

O Ministério Público Federal – MPF trabalhou nesta investigação em conjunto com as autoridades policiais. De acordo com eles, concluíram que Rio Preto é realmente rota do desvio de ouro para o exterior. Os ourives daqui retiram as impurezas do metal e dão sequencia ao desvio para Ásia, África e, primordialmente, Europa.

Este ano a Polícia Federal já comandou duas operações de combate aos desvios de ouro na cidade. O objetivo era desbaratar uma quadrilha que beneficia em Rio Preto o ouro desviado de áreas de preservação ambiental em Tocantins e no Mato Grosso. A operação não logrou êxito em lavrar o flagrante, assim como estão previstas novas operações para breve.

A saber: Rio Preto aterrorizada pelo aumento da violência

Como funciona a rota do ouro em São José do Rio Preto

Segundo as autoridades policiais, os contrabandistas de ouro são atraídos para São José do Rio Preto por uma facilitação que existe por conta de uma imensa quantidade de empresas deste nicho na cidade. Rio Preto é um real polo joalheiro do estado de São Paulo. A polícia investiga se estas empresas daqui tem envolvimento direto com os garimpeiros ou se são apenas receptores.

Este ouro chega principalmente via estradas, seja em ônibus de passageiros, caminhões ou carros particulares. Em abril a Polícia Rodoviária Federal – PRF fez uma apreensão na rodovia BR-153 de vinte e duas barras de ouro avaliadas em cerca de R$ 1 milhão. As barras estavam camufladas debaixo do banco do veículo. O motorista responde em liberdade. Estão em investigações conexões em termos de receptação em ourivesarias do Rio Grande do Sul, de Goiás e de Minas Gerais.

Não deixe de ler: Como Rio Preto se tornou referência em hospitais no Estado de São Paulo
O ouro só se valoriza, o que dificulta o combate ao crime

Nesse sentido, a grande dificuldade no combate a este roubo de ouro advém da alta valorização do metal precioso. Além disso, em meio a todas as incertezas da economia, o ouro é um porto seguro e só tem se valorizado. Desse modo, isso estimula o ilícito penal e complica a ação da polícia ao mesmo tempo.

A seguir: Rio Preto: aumento de água e esgoto assusta população

Comments are closed.