Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

ALMG debate sobre educação de Minas Gerais

O tema foi relacionado com o déficit de professores e nomeações dos concursados

Uberaba, 25 de agosto, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Representantes da educação e do governo de Minas Gerais participaram de uma reunião na ALMG. O tema debatido pelos presentes foi relacionado com o déficit de profissionais na área e a demora nas nomeações. De acordo com informações, os concursados não supririam as vagas disponíveis.

Na audiência, os representantes foram questionados sobre o crescente número de profissionais contratados para a área de educação em Minas Gerais. Além disso, sobre a falta de concursos para o setor. O Supremo Tribunal Federal (STF) informou este ano que as contratações temporárias estariam fora da constituição. No entanto, o governo federal não estipulou prazo para acatar as medidas impostas.

Então, veja também: Roma propõe ensino profissionalizante associado às vocações econômicas da Bahia

Concursados na educação de Minas Gerais

Um dos participantes da audiência, representante do sindicatos dos professores de Minas Gerais, Diego de Oliveira, explicou que aproximadamente 20 mil concursados aguardam nomeação. Além disso, expôs a diferença do número de contratados temporários e os nomeados através de concursos. Por exemplo, só dos especialista em educação, o número variou mais de 50%.

De acordo com Diego, os professores concursados recebem praticamente o dobro em relação aos temporários. Então, segundo os dados divulgados, aproximadamente 90 mil dos profissionais da educação de Minas Gerais tem contratos temporários. Além disso, ele clama pela nomeação dos concursados aprovados em 2017.

Além disso, leia mais sobre essa notícia em nosso Portal: Governo de Rui Costa tem 80% de aprovação entre os baianos

Parlamentar fala sobre concursos

Beatriz Cerqueira, responsável pela convocação da audiência, criticou a gestão do governador Romeu Zema do que diz respeito a educação. Além disso, ela informou que nos governos anteriores os números de nomeações eram maiores. No entanto, um dos responsáveis pela Secretaria de Educação informou que de 20 mil aprovados, poderão nomear apenas 6 mil.

A deputada afirmou que falta transparência no processo de contratação para a área de educação. Então, ela criticou a falta de clareza sobre os números de vagas. O governo de Minas Gerais não divulgou uma nova da para concurso e isso preocupa a parlamentar.

Em resposta, uma das representantes presentes na audiência esclareceu a situação sobre novos concursos. De acordo com ela, a programação está pronta, mas, não divulgaram as datas ainda. No entanto, a presente informou que o processo está na fase de análise para licitação. Dessa forma, após escolher a empresa responsável pela elaboração das provas, o governo divulgará as datas.

Portanto, não deixe de ler também: Salvador tem novo caso de varíola dos macacos

Comments are closed.