Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Comissão debate sobre questão ambiental de Minas Gerais

A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Uberaba, 1 de setembro, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e membros dos órgãos ambientais se reuniram para um debate sobre a questão ambiental do estado. Além disso, a deputada que convocou a audiência prevê uma reforma geral na política ambiental.

De acordo com uma ex-secretária presente na reunião da ALMG, o governo de Minas Gerais precisa agir. Em seguida, ela afirma que a falta de políticas ambientais reformuladas pode causar outras tragédias no estado. Por exemplo, os acidentes em Brumadinho e Mariana, que causaram danos irreversíveis para o meio ambiente.

Então, veja também: Campanha de vacinação contra pólio poderá ter aplicação nas escolas de Salvador

Questões do meio ambiente de Minas Gerais

Segundo informou Maria Teresa, ex-secretária de uma das secretarias de Meio Ambiente, em 2018 alertaram as autoridades sobre o risco de rompimento da barragem em Brumadinho. No entanto, mesmo assim o órgão concedeu a licença ambiental para a Vale continuar com a mineração no local. De acordo com Maria, apenas ela e outro conselheiro votaram contra a ideia da concessão ambiental para a Vale. Além disso, ela relata que o problema do órgão público é antigo e valorizam a mineração em Minas Gerais.

Além disso, leia mais sobre: Mãe suspeita de matar os filhos fica em silêncio em depoimento

“A Semad age como uma agência anti-ambiental, que busca facilitar os interesses das mineradoras. Dessa forma, se as exigências feitas pelo Estado são atendidas pelas empresas apenas de maneira protocolar, isso já é suficiente para a Semad aprovar”, disse Maria.

Problemas nos órgãos ambientais

Um dos representante do Fórum ambiental, Gustavo, revelou que no Brasil tratam a causa diferente de outros países. Por exemplo, na Alemanha o órgão do meio ambiente tem representantes governamentais e civis. Além disso, o governo não possui direito de voto como conselheiro.

Em relação ao Copam, a instituição é composta por representantes dos estados, das estatais e de algumas empresas. Então, de acordo com um dos membros do órgão que gerencia as crises ambientais, o Estado mantém os mesmos que estão no poder por tempo indeterminado. Gustavo revela que é preocupante a forma que os projetos são analisados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Em outras palavras, várias etapas técnicas necessárias não são concluídas.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Dois homens são presos por envolvimento em homicídios e roubos em Mata de São João, na Bahia

Comments are closed.