Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Companhia de água de Uberaba prepara para período de seca

Codau iniciará a montagem dos equipamentos para transposição

Uberaba, 08 de julho, por Aniele Lacerda, Jornal PrimeEm preparação para o período de seca que atinge Uberaba todos os anos, a companhia de água iniciou o processo de montagem dos equipamentos para a transposição do Rio Claro para o Rio Uberaba. Na fase inicial, instalarão os painéis eletrônicos e demais maquinários, ajustando estes nos locais adequados. No total, serão cinco motores na operação.

Entre os anos de 2003 e 2020, o sistema de transposição montado pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), tinha a composição de apenas três motores. No entanto, após esse período, a companhia de água de Uberaba, recebeu mais dois motores para essa função de transposição.

Além disso, veja também: Butantan cria comitê para estudar produção de vacina contra varíola dos macacos

Novos motores de transposição de água em Uberaba

No ano de 2020, após repasse de uma verba pelo governo federal, a Codau instalou novos equipamentos para a transposição de um rio para o outro. Além de novos motores, o sistema conta com barragens de alto nível e renovação das tubulações. Na ocasião, o responsável pela companhia falou sobre as melhorias para a montagem dos equipamentos. Além disso, ele comemorou as inovações e revelou que faria um último teste para certificar que tudo estava funcionando de acordo com o previsto.

Além disso, leia mais sobre: Prefeitura Municipal de Uberaba assina Carta de Intenções para o Projeto Geoparque Uberaba

“Colocamos todo o sistema em teste na última semana, ajustamos questões técnicas nas adutoras e poderemos usar os equipamentos neste ano na seca. É uma garantia a mais que temos para o trabalho de transposição com todo o sistema funcionando por energia elétrica”, afirmou ele na época.

Sobre o período de seca

Em 2021, a Codau precisou antecipar a transposição do Rio Claro, pois o período de estiagem no município era grave. O processo durou aproximadamente cinco meses. Na época da crise enfrentada pelo longo período sem chuvas, a Codau comunicou que precisaram adiantar a transposição em três meses. Além disso, informaram que essa era uma situação preocupante.

Neste ano, o processo de montagem dos equipamentos está dentro da previsão estipulada pela companhia. Esta é normalmente realizada no mês de julho, em seguida aguarda o período de estiagem para iniciar. Geralmente o processo de transposição do Rio Claro para o Rio Uberaba tem início no mês de agosto.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Comissão da Câmara de Uberlândia discute sobre regularização de assentamento

Comments are closed.