Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Entidades debatem sobre acordo da barragem em Mariana

A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Uberaba, 23 de agosto, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – O Governo de Minas Gerais em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), planejou um novo acordo em relação a barragem de Mariana. Então, em uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), responsáveis pelas comunidades atingidas, exigiram que ouçam todos os envolvidos.

Os órgão ainda não assinaram o novo acordo sobre o rompimento da barragem Fundão, em Mariana. Então, a audiência reuniu representantes civis e especialistas relacionados com o assunto. A principal cobrança é sobre os direitos das vítimas, tanto na discussão sobre o novo acordo quanto da prestação de contas com todos os afetados pela tragédia.

Então, veja mais essa notícia em nosso Portal: Polícia prende suspeitos com carro roubado e pistola de mentira em Salvador

Deputado da ALMG fala sobre acordo da barragem em Mariana

Um dos deputados responsáveis pela Comissão da ALMG e que acompanha de perto a situação, falou sobre a situação. Então, de acordo com o parlamentar, a empresa que media as negociações, recebeu duras críticas dos afetados pelo rompimento da barragem em Mariana. A principal reclamação dos afetados é que só atendem os interesses da Vale.

O parlamentar, Rogério Correia, contou que a mineradora não cumpriu o prometido. Além disso, não seguem as recomendações, escondem informações e não corrigiram os prejuízos ambientais originados pelo rompimento. Ele ainda afirmou que até o momento, após quase sete anos da tragédia, o rio continua cheio de lama.

Além disso, leia mais sobre: Adolescente denúncia abuso sexual que sofria do avô e tios na Bahia

“Nos foi garantido que nada será assinado antes dos atingidos serem ouvidos e de sabermos se os pressupostos básicos que cobramos foram cumpridos. Muitos, a gente sabe que não foram. Espero que o CNJ cumpra com essa promessa”, disse Rogério.

Sobre os prejuízos causados pela tragédia

O rompimento da barragem em Mariana causou a morte de 19 pessoas. Além disso, milhares de famílias desamparadas e diversos danos no meio ambiente. A reunião na ALMG abordou esse assunto e representantes falaram sobre a destinação dos recursos. Em caso de aprovação do novo acordo, o correto é que eles destinem os recursos para o meio ambiente, sociedade e economia da região.

Representante da comunidade indígena relata a situação deles

Um dos representantes da comunidade indígena esteve presente na reunião da ALMG e contou sobre a situação que vivenciam. De acordo com ele, são desrespeitados pelos órgãos responsáveis pela elaboração do novo acordo. Além disso, a comunidade sofre com a contaminação do Rio Doce, causada pelo rompimento da barragem.

Portanto, leia mais essa notícia em nosso Portal: Uberlândia alcança o melhor desempenho em exportações

 

Comments are closed.