Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Inflação de junho na região metropolitana de Salvador é a mais alta do país

País ainda teve alta em todos os outros estados e regiões

Salvador, sábado, 25 de junho por David para o site Jornal Prime – O mês de junho marcou a região metropolitana de Salvador com a maior prévia de inflação do país. O índice chegou a 1,16% na capital baiana. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O sistema IPCA-15 funciona como uma forma de prever a inflação oficial do mês. Através disso é possível refletir os preços que foram analisados entre o dia 14 de maio e 13 de junho. Com base na analise foi identificado uma leve aceleração com relação aos valores do mês anterior (no mês de maio o índice foi de 1,15%). Os números coletados pelo IPCA-15 foram os maiores desde o ano de 2000 para a região. Além disso o índice foi o maior entre as onze regiões pesquisadas pelo IBGE.

Veja também: Sudoeste baiano celebra a retomada da economia junto aos festejos de São João
Maior inflação do país
Considerando o país inteiro, a inflação nacional do Brasil ficou em alta em todos os estados e regiões com índice de 0,69%. Só neste ano o IPCA-15 já teve uma alta recessiva de 6,51%. Em junho o indicador acumulativo dos últimos doze meses seguiu com alta maior que dez por cento em todos os locais pesquisados.

Além disso, leia mais sobre: Prefeitura Municipal de Uberaba assina Carta de Intenções para o Projeto Geoparque Uberaba
Gasolina e energia
Em suma, o alto IPCA-15 de junho em Salvador pode ser considerado como resultado do aumento nos preços médios de diversos grupos de produtos e serviços que ajudam na elevação do índice. Dos nove grupos responsáveis pelos aumentos, cinco tiveram um aumento maior do que no mês de maio, ou seja, houve uma aceleração na prévia da inflação.

Os grupos de transporte e habitação, por exemplo, foram os principais contribuintes para a demasiada alta do IPCA-15 na região metropolitana de Salvador. Foram 2,90% de aumento no transporte e outros 1,35% em habitação. A principal causa do aumento no transporte está ligada diretamente a alta nos preços dos combustíveis (cerca de 3,61%), com a gasolina chegando a uma alta de 4,25% neste mês.

Por outro lado, o grupo de habitação havia apresentado uma deflação no mês de maio com -0,95%. Em junho, no entanto, voltou a ter alta de preços e acabou ficando com o posto de segunda maior influência para a prévia da inflação.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Comissão da Câmara de Uberlândia discute sobre regularização de assentamento

Comments are closed.