Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Uberlândia registra aumento no consumo de água

O número cresce pelo segundo mês consecutivo

Uberaba, 13 de agosto, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – De acordo com dados divulgados pela companhia de água de Uberlândia, o município se deparou com um aumento no consumo de água da população. Em comparação com o mesmo mês do ano de 2021, em uma média per capita, foram sete litros a mais.

Além da cidade de Uberlândia, que já apresentou queda em dois canais de distribuição de água, o Portal G1 busca informações e monitora a situação de Uberaba. Nesta, a informação é de que dois motores de transposição localizados no Rio Claro, receberam o acionamento.

Além disso, leia também a matéria: Mulher procura a polícia após receber 22 multas de trânsito; veja

Um pouco sobre o consumo de água em Uberlândia e Uberaba

No mês de junho, a média per capita do consumo de água registrada na cidade de Uberlândia foi de aproximadamente dois litros. No entanto, no mês de julho a situação piorou. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), informou um consumo de quase cinco litros a mais do que o mês anterior. Este ano teve um consumo mais alto do que o mesmo período em 2021. Porém, os litros per capita estão em crescimento desde 2020.

Em Uberaba, a situação é semelhante com a cidade vizinha. Recentemente, a Codau, companhia de água do município, trocou os equipamentos de transposição de água no Rio Claro. Até o momento, dois motores foram acionados e para enfrentamento do período de seca, o diretor da companhia afirmou que acionarão o terceiro motor.

Além disso, leia mais sobre: Prefeitura de Uberlândia anuncia segunda edição da Feira de Oportunidades de Emprego

“Os dois motores elétricos, por enquanto, são suficientes para manter a vazão média captada no Rio Uberaba. A nossa perspectiva, com a intensificação da seca é acionar o terceiro motor do Rio Claro, movido à diesel, dentro de um prazo de duas ou três semanas, dependendo do comportamento de vazão”, revelou o diretor.

Sobre a crise hídrica em Uberaba

A pior crise enfrentada pela cidade nos últimos anos aconteceu em 2021. Na oportunidade, devido o grande período sem chuvas, a companhia de água precisou acionar a transposição 73 dias antes do prazo estipulado. Então, sem conseguir um controle da situação, a Codau recorreu a um racionamento de água, fechando os centros de distribuição todas as madrugadas do mês de agosto.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Dois homens são presos por envolvimento em homicídios e roubos em Mata de São João, na Bahia

Comments are closed.