Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Varíola dos macacos pode causar complicações raras em pacientes

Estudo aponta complicações oculares em 23% dos pacientes

Salvador, 1 de agosto, por David para o site Jornal Prime – De acordo com resultados de novas pesquisas e relatórios médicos, a varíola dos macacos (monkeypox) pode causar complicações e problemas na visão, além de inflamação do cérebro. Atualmente a OMS declarou alerta global contra a nova doença.

Vale lembrar que por ser um vírus novo ainda não existem dados suficientes para fazer um levantamento maior. Entretanto, já existem estudos preliminares sobre a influência negativa da monkeypox com relação a complicações oculares em 23% dos pacientes que foram contaminados pelo vírus. As complicações geralmente aparecem em pessoas que tiveram sintomas mais fortes durante o contágio.

Veja também: Secretaria de Saúde investiga possível caso de varíola dos macacos em Ilhéus

 “Os casos que podem levar a cegueira e inoculação do vírus no olho não acontecem em todo mundo. Mas, de todas as sequelas da varíola dos macacos, talvez seja a mais comum”, afirma Clarissa Damaso, virologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e assessora do comitê da OMS (Organização Mundial da Saúde) para pesquisa com vírus da varíola.

Contagio da varíola dos macacos

A doença pode ser disseminada através do contato de pessoas com fluídos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de indivíduos infectados. Além disso, também existe risco de contaminação através de objetos que já estejam contaminados, como por exemplo toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos. Caso haja contato com animais infectados, o vírus também pode acabar passando para os humanos.

Entre os sintomas que mais apareceram nos infectados estão a febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, e as características lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés.

Além disso, leia mais sobre: Prefeitura Municipal de Uberaba assina Carta de Intenções para o Projeto Geoparque Uberaba

Recomendações da OMS

Na última quarta-feira (27), o diretor geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu para que as pessoas diminuam o número de parceiros sexuais como uma forma de prevenção da transmissão da varíola dos macacos.

De acordo com o conselheiro da OMS em programas sobre HIV, Andy Seale, o novo vírus já é considerado como uma doença sexualmente transmissível. Apesar disso, a varíola dos macacos no momento ainda não é oficialmente classificada nessa categoria.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Comissão da Câmara de Uberlândia discute sobre regularização de assentamento

Comments are closed.