Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Chá de barbatimão serve para quê? Conheça os principais benefícios dessa infusão e saiba como preparar

O barbatimão é estudado para o tratamento de diversas doenças, como a infecção urinária e até cânceres

Montes Claros, 7 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Conhecido cientificamente como Stryphnodendron barbatimam Mart ou Stryphnodendron adstringens, o barbatimão é uma árvore da família das Clusiaceae, nativa da região amazônica. A parte mais utilizada dessa planta medicinal é a casca, para o preparo do chá, compressas ou banho de assento. Além disso, o chá de barbatimão pode ser utilizado como um remédio natural para combater vários problemas de saúde.

O chá de barbatimão pode ser feito a partir das folhas e do caule da árvore. Além de ser utilizado como chá ou banho de assento, o barbatimão também pode ser usado para o preparo de sabonetes, cremes ou pomadas. Do mesmo modo, o barbatimão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácia de manipulação.

Saiba mais: Chá de sabugueiro realmente alivia a gripe? Descubra mais sobre a bebida
Principais benefícios do chá de barbatimão
Conforme o site Viva Bem da UOL, em 6 de maio de 2022, os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é fonte de estudo no tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas, como a infecção urinária e até cânceres. Assim, o Jornal Prime de hoje, irá mostrar mais alguns benefícios do chá de barbatimão.

Chá de barbatimão (Reprodução Canva Pro) Chá de barbatimão (Reprodução Canva Pro)
Possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes
O chá de barbatimão é diurético porque contém um princípio ativo chamado xantonas. Essa substância auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na prevenção de cálculos renais. Além disso, é anti-inflamatório porque contém substâncias com propriedades anti-inflamatórias, como a mangiferina. A mangiferina é um antioxidante que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres.
Possui propriedades analgésicas e anti-reumáticas
O chá de barbatimão é analgésico porque contém substâncias com propriedades analgésicas, como a quinina. A quinina é um antimalárico que alivia a dor. Do mesmo modo, essa bebida é anti-reumática porque contém substâncias com propriedades anti-reumáticas, como a rutina. Essa substância auxilia no fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Veja também: Como plantar chuchu no chão: passo a passo detalhado para você cultivar este vegetal sem erros

Segundo especialistas, o chá de barbatimão ainda consegue aumentar a imunidade, melhorar a digestão e auxiliar no tratamento de doenças respiratórias. Entretanto, não é pelo fato de ser uma bebida natural que não apresenta efeitos colaterais. Por isso, antes de uso dessa bebida, é importante consultar um especialista antes de iniciar o tratamento com este chá, já que cada organismo reage de uma forma diferente aos compostos naturais.
Como preparar e tomar o chá de barbatimão
Para o preparo dessa infusão, é necessário apenas 1 colher de sopa de casca de barbatimão e 1 litro de água. Assim, você deve misturar os dois ingredientes e ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Logo após, desligar o fogo e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Por fim, coe e beba o seu chá de barbatimão de 2 a 3 vezes por dia.

Você também pode gostar de: Benefícios do chuchu com limão: veja porque você deveria utilizar esta combinação no dia-a-dia

Comments are closed.