Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Traders de criptomoedas têm contas congeladas pelo CBN

Nesta quinta-feira, (11) de novembro, o  Jornal Prime traz os detalhes sobre o caso dos traders de criptomoedas que tiveram as suas contas broqueadas. Então vamos conferir os detalhes.

A investida que vai de encontro às criptomoedas não é um projeto recente no país. Em fevereiro o CBN proibiu instituições financeiras de negociar quaisquer ativos digitais. Ao tomar a decisão, as autoridades alegaram preocupações com a volatilidade e financiamentos de terroristas

Traders de criptomoedas têm contas congeladas pelo CBN
Créditos de imagem pixabay

Contudo um outro motivo seria a maneira como as criptomoedas são usadas na região, pois a maioria das transações se relacionam a atividades ilícitas, principalmente entre traders.

Assim, a culpa não é da moeda, mas sim da sua finalidade. Muitas vezes as moedas são instrumentos para lavagem de dinheiro, além de dificultar a localização das transações de organizações criminosas. 

Entre as contas dos traders que entraram no alvo do CBN estão Nwaorgu Kingsley Chibuzor e Nnamdi Francis Okereke. Além deles a empresa TVS Hallmark Service Limited também entrou na lista. Contudo, ainda não há informações sobre outras medidas que sucederão esta decisão. 

eNaira a CBDC do Banco Central Nigeriano 

CBDC é a sigla de Central Bank Digital Currency ou Moeda Digital de Banco Central. Na última semana de outubro, a Nigéria lançou a versão digital da moeda local, desde então ela intensificou a sua campanha contra outras criptomoedas. 

Tesla faz teste de Dogecoin como pagamento

Apesar das instituições financeiras não puderem negociar criptomoedas, houve um aumento das transações P2P. Em 2020 a Nigéria figurou entre os países com maiores números de usuários de criptomoedas. Ela ficou atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia.

Por conta da desvalorização da moeda local, muitas pessoas encontram a solução nas criptomoedas, driblando a economia do país em alguns casos. Então com o lançamento da moeda digital, a Nigéria é o primeiro país do continente africano nesse rumo e um dos primeiros do mundo.

Traders de criptomoedas têm contas congeladas pelo CBN
Créditos de imagem freepik

Contudo, a eNaira não é uma criptomoeda, nem mesmo uma moeda substituta da física. Ela é o equivalente digital da moeda local e também está sujeita a taxas de câmbio e pode ser rastreada durante suas transações. 

Outros países estão de olho nas criptomoedas e em operações com Traders

Nos últimos dias, os Estados Unidos também reforçou a sua atenção, o motivo são os aumentos de ransonwares. Como os criminosos utilizam criptomoedas para receber os valores de resgate, o governo está de olho nas corretoras. Assim, os EUA têm criado sanções, na busca por aumentar a segurança contra possíveis ataques hackers.

Entretanto é possível notar o esforço dos governos pela melhor forma de se adaptar a esta novidade no meio financeiro. Desse modo, felizmente o Brasil ainda tem uma boa relação com as criptomoedas, então ainda temos mais vantagens.

Tesla faz teste de Dogecoin como pagamento

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.