Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Comissão monitora políticas públicas direcionadas à agricultura familiar em Minas Gerais; confira

Comissão esteve reunida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Uberaba, 24 de junho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – A Comissão de Agropecuária e Agroindústria se reuniu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para monitorar as políticas públicas que estão relacionadas com o tema agricultura familiar.

O monitoramento, discutido pela Comissão junto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E, é mais uma das ações integrantes do Fiscaliza Mais. Este é uma iniciativa criada para debater sobre temas direcionados às políticas públicas do estado.

Então veja também: Ações contra desmatamento será tema de debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Presidente da Comissão fala sobre agricultura de Minas Gerais
O presidente da Comissão, deputado Heli Grilo (União), Minas Gerais é um estado que produz quase 30% do leite no país. No entanto, dessa fatia, 15% é produzindo pelo pequeno produtor. O parlamentar ainda citou que o estado possui cerca de 30 mil queijarias e isso movimenta a economia de Minas Gerais, gerando renda e emprego. Além disso, é uma das tradições da região.
“Nesse setor, quem mais sofre são os pequenos produtores de leite que precisam esperar para saber quem vai comprar o produto e que preço vai pagar por ele”, disse o deputado.
Além disso, leia mais sobre: Prefeitura Municipal de Uberaba assina Carta de Intenções para o Projeto Geoparque Uberaba

O parlamentar afirmou que é importante a busca de soluções, que estejam dentro da legalidade, para que a produção no seja atrapalhada pelas questões ambientais. Além disso, o parlamentar cita que este setor é o carro chefe do Brasil. Heli também solicitou o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento fala sobre o assunto
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, estava reunido junto com a Comissão e deu sua opinião sobre o assunto. De acordo com ele, em uma pesquisa realizada entre 2020 e 2021, mostrou que o agronegócio em Minas Gerais cresceu mais de 18%. Além disso, esse número tem 30% de contribuição da agricultura familiar.

“É fundamental termos atenção a isso até pelo risco de a atividade se extinguir frente aos problemas enfrentados e à chegada de novas tecnologias”, afirmou Thales. O secretário comentou sobre as iniciativas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), buscando incrementar o setor da agricultura familiar. Além disso, estão procurando parcerias com o Ministério Público de Defesa do Consumidor e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), solicitando investimentos para os produtores.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Comissão da Câmara de Uberlândia discute sobre regularização de assentamento

Comments are closed.