Uberaba informa primeiro caso suspeito de varíola dos macacos
O paciente está internado em um hospital da cidade
Uberaba, 31 de julho, por Aniele Lacerda, Jornal Prime – Após alguns registros de casos de varíola dos macacos em Minas Gerais, Uberaba informou que tem um caso suspeito na cidade. A informação saiu neste sábado (30), e o homem de 29 anos está internado em um dos hospitais do município. A Secretaria Municipal de Saúde informou que sua situação é estável e ele está em isolamento.
De acordo com informações do Centro de Vigilância em Saúde de Minas Gerais eles já receberam o relato do caso suspeito em Uberaba. Após isso, seguirão com as investigações, que são compostas de exames clínicos e laboratoriais, sobre os sintomas do paciente e até o seu histórico médico.
Secretaria emite nota sobre o caso suspeito em Uberaba
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba informou que o paciente com suspeita de varíola dos macacos está estável e em isolamento. Além disso, informou que seguirão todos os procedimentos estabelecidos no protocolo do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
“O caso foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido”, diz um trecho da nota.
Outra suspeita de varíola dos macacos no Triângulo Mineiro
Na sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Bom Despacho comunicou que havia um caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. E, de acordo com as informações, este é o terceiro registro de suspeita na região.
No entanto, a prefeitura do município informou que não passaria detalhes sobre o paciente. Então, só relataram que ele está em casa, estável, em isolamento e sendo acompanhado de perto pelos profissionais de saúde da cidade.
Um pouco mais sobre a doença
Registram a transmissão da doença através de um contato próximo com a pessoa doente. Quando o contato for através de animais, acontece por meio de mordidas, arranhões ou até com materiais de caças infectados.
De pessoa para pessoa, a varíola dos macacos transmitirá através do contato com alguma ferida ou até mesmo fluídos corporais. Além disso, a contaminação ocorre por meio de roupas de camas contaminadas e outros mais.
Comments are closed.