Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Uberlândia divulga índice de geração de empregos

O setor de serviços lidera o ranking

Uberaba, 8 de setembro, por Aniele Lacerda, Jornal PrimeUberlândia fez levantamento e divulgou o índice de geração de empregos no ano de 2022. No entanto, os números são dos primeiros sete meses e registram um saldo positivo por volta de duas mil admissões. A pesquisa teve o comando do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entretanto, as demissões ultrapassaram os 79 mil.

De acordo com os números divulgados em Uberlândia, o setor de serviços é responsável pelo maior número de empregos. Dessa forma, no período foram 43.153 admissões e o montante de demissões acompanhou a alta. Porém, a categoria ficou com um saldo positivo de 1.773 vagas de empregos.

Então, veja mais essa notícia em nosso Portal: Homem é preso na Bahia após invadir loja e fazer mulheres como reféns

Especialista de Uberlândia fala sobre o tema

Após o setor de serviços, vem o do comércio com uma geração positiva em admissões. Mas, um economista de Uberlândia, Filipe, afirma que as categorias estão na frente devido à pandemia da Covid-19. Por exemplo, de acordo com o especialista, esses setores são os mais afetados pela crise econômica. Todavia, quando a situação melhora, são os primeiros a registrar números positivos.

“O setor de serviços e comércio costuma ser melhor no fim do ano, então é bem possível que com os empregos temporários esses setores explodam no último trimestre, porque eles precisam de muita mão de obra. Pelo menos uns 20 municípios vivem em torno do comércio de Uberlândia, o desempenho aqui ´excelente”, informou o economista.

Além disso, leia mais sobre: Endividamento e inadimplência crescem entre os brasileiros no mês agosto

Sobre o setor de indústria

Além dos dois citados, o setor de indústria também entrou nas categorias dos que registraram saldo positivo. Porém, em comparação com o ano de 2021, os números caíram quase a metade. Segundo o economista, as indústrias estão cada vez mais automatizadas e provavelmente em um futuro próximo, várias pessoas estarão sem emprego.

Filipe também fez um alerta em relação à inflação, apesar do saldo positivo de empregos no município. Ele afirma que muitas pessoas estão inadimplentes e isso impactará as vendas nos comércios. Por exemplo, o cidadão irá optar por um presente mais em conta para o final do ano.

Já na parte de déficit, os principais setores são construção e agropecuária. E o economista explica que a área civil geralmente depende de financiamentos e com as altas taxas, houve uma queda de vagas no setor. Sobre a agropecuária, o principal motivo é a mecanização da categoria.

Portanto, não deixe de ler também sobre: Dois homens são presos por envolvimento em homicídios e roubos em Mata de São João, na Bahia

Comments are closed.