Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

Dados do TSE mostram que o eleitor de Rio Preto está mais escolarizado

Na cidade há mais eleitores com nível superior do que a média nacional

São José do Rio Preto, 25 de julho, por José Vitor Rack do Jornal PrimeSão José do Rio Preto tem 15,91% de seus 344.514 eleitores com ensino superior completo. Esta é uma das revelações de pesquisa divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo da pesquisa é traçar um perfil do eleitor brasileiro. A eleição de 2022 é para os cargos de presidente da república, governador, deputado estadual, deputado federal e senador.

Antes de mais nada, o número de mulheres e jovens também cresceu com relação ao pleito de 2018, o último que teve uma pesquisa semelhante divulgada. Com um eleitorado mais escolarizado, jovem e feminino do que a média nacional, Rio Preto torna-se uma cidade com perfil mais semelhante ao de capitais do que às de suas colegas de interior do estado.

São 176.024 mulheres eleitoras registradas na cidade, perfazendo 53,56% do total. Uma folgada maioria, portanto. Temos ainda 152.284 homens, 46,34% do total de eleitores da cidade. Rio Preto também conta com mais do que a média brasileira de eleitorado feminino. Elas somam 52,65% do total do eleitorado do país.

Urna Eletrônica - Foto: Reprodução/Canva
Urna Eletrônica – Foto: Reprodução/Canva

A seguir: Rio Preto Quer Aposentar A Gravata Nas Sessões Da Câmara

TSE traça perfil do eleitorado de Rio Preto

O Brasil tem 156.454.011 eleitores oficialmente registrados. Nacionalmente, 10,95% dos eleitores contam com escolaridade de nível superior. Em São José do Rio Preto 15,91% do eleitorado prosseguiu com os estudos depois da conclusão do ensino médio.

São exatamente 54.828 eleitores com formação universitária. São mais de treze mil eleitores com nível superior a mais do que havia em 2018. A cidade hoje tem mais de trinta mil estudantes universitários matriculados em suas unidades de ensino.

Além disso, não deixe de ler: Calçadão De Rio Preto Deve Ganhar Estacionamento

Outras informações

Em dez anos, Rio Preto acrescentou mais de 41 mil eleitores oficialmente registrados, acompanhando o crescimento da cidade, portanto. A faixa de eleitores com ensino médio completo também cresceu e alcança 102.356 pessoas, perfazendo 29,71% do eleitorado municipal. Pois pela primeira vez na história da cidade o número de analfabetos que votam ficou abaixo de 1%.

Em todas as eleições, a democracia e a educação cívica são necessários. Acima de tudo para garantir que todos os eleitores – homens e mulheres – entendam seus direitos, seu sistema político, as disputas que estão sendo travadas e decidir como e onde votar. Além disso, para que uma eleição seja bem sucedida e democrática, os eleitores devem entender primordialmente seus direitos e responsabilidades, e devem ser suficientemente conhecedores e bem informados para votar. Contudo, a educação do eleitor é importante pois significa ter cidadãos de uma democracia com acesso a informações básicas sobre a participação nas eleições.

A saber: Rio Preto: Final De Semana Começa Violento Na Cidade

Comments are closed.