Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”internofolha” numero_de_parceiros=”4″ mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

VLT de São José do Rio Preto começa a sair do papel

O Veículo Leve sobre Trilhos faz parte do projeto de retirada dos trens de carga da cidade

São José do Rio Preto, 25 de junho, por José Vitor Rack do Jornal Prime – O sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) está sendo seriamente considerado como uma das soluções possíveis para a ocupação da via férrea existente na cidade hoje. Os trens de carga deixarão de circular na cidade quando da conclusão do contorno ferroviário da cidade. O Jornal Prime traz a você as informações sobre esta novidade.

O VLT é um tipo de transporte já presente no Estado de São Paulo através do modal de transporte público presente em Santos e São Vicente. Funciona como uma mistura de bonde com metrô de superfície, compartilhando as vias com os pedestres e veículos. Movido a energia elétrica, a princípio o VLT rio-pretense aproveitaria a calha segregada por onde hoje correm os trens de carga. Uma ampliação poderia colocar outras linhas correndo em nível nas ruas e avenidas da cidade.

A saber: Empresa rio-pretense ganha prêmio nacional de franquias; saiba qual é

VLT - Foto: EMTU/Facebook VLT – Foto: EMTU/Facebook

Logo após: Cedral recebe celebridades em almoço neste sábado; confira
VLT é ideia antiga para o futuro do transporte em Rio Preto
Na campanha eleitoral de 1996 para a Prefeitura, um projeto de VLT foi exaustivamente debatido. Todavia somente agora, com a confirmação do contorno ferroviário para breve, é que esta questão ganhou força e contornos de realidade.

O Veículo Leve sobre Trilhos é uma solução econômica, já que conta com mais de trinta anos de vida útil. É um sistema limpo e ecológico, sem emissões. O serviço é de alta qualidade e muito maior capacidade que os ônibus. A cidade não precisaria investir na construção de uma malha férrea do zero, já que a calha dos trens de carga já implantada na cidade serviria para a implantação da primeira linha.
Exemplo carioca anima os rio-pretenses
A experiência da implantação do VLT no centro do Rio de Janeiro por ocasião das Olimpíadas de 2016 anima os rio-pretenses com a possibilidade do sistema ser implantado na cidade. O VLT Carioca funciona bem na cidade maravilhosa, sendo indutor de melhorias urbanas em geral por lá.

Acima de tudo, os trens de carga atrapalham a cidade, interrompendo o trânsito vinte e quatro vezes ao dia, causando acidentes e fazendo barulho. O VLT resolveria o problema de transporte público e retraria esse incômodo da vida urbana na cidade. Em conclusão, o prefeito Edinho Araújo (MDB) é favorável à implantação do VLT e conta com o apoio do governo estadual para atingir este objetivo.

Comments are closed.