Conheça os perigos da chia: veja como consumir essa semente da forma correta para não comprometer a sua saúde
Confira os benefícios desse que é considerado um superalimento
Porto Seguro, 12 de junho de 2022, por Daniela Mattos — Conheça os perigos da chia para sua saúde, um alimento que tem sido amplamente recomendado pelos nutricionistas. Por isso, saiba qual a forma correta de consumi-lo para poder usufruir apenas dos seus benefícios.
Essa é uma semente que nos últimos tempos ganhou popularidade por ser recomendada na dieta de diversas pessoas, com a promessa de ajuda a emagrecer. De fato, ela pode contribuir para o processo de emagrecimento. No entanto, existe o jeito e a quantidade correta a ser ingerida. Portanto, nossa matéria, de hoje, aqui, no Agro é justamente sobre os perigos da chia. Para que, você evite o efeito rebote desse alimento.
Em seguida veja: Damasco e pêssego são parecidos, mas não são a mesma coisa: saiba as diferenças e benefícios de cada um
Conheça os benefícios da chia
Como já foi dito, a chia é considerada um superalimento. Ela tem baixo valor calórico, é rica em fibras, proteínas, cálcio, tem uma boa quantidades de ômega 3 e antioxidantes. Conforme o site G1, em 24 de setembro de 2014, esses nutrientes são responsáveis pelos seus benefícios, veja:
Evita coágulos no coração;
Arritmia cardíaca;
Reduz os triglicérides;
Ajuda a controlar a pressão arterial;
Prevenção de doenças cardiovasculares;
Reduz o nível de colesterol no sangue;
Melhora o sistema digestivo;
Evita o envelhecimento precoce.
Conheça os perigos da chia; veja como consumir essa semente da forma correta para não comprometer a sua saúde. Fonte: Canva Pro
Logo depois, confira: Suco de maçã e aveia: junte estes dois itens em uma bebida e forme uma explosão de benefícios
Saiba quais os perigos da chia
Em contato com a água, essa semente se expande e forma um gel, o que é benéfico para o nosso organismo. Isso porque, é por causa disso que a absorção de glicose se torna mais lenta. Contudo, é isso também, que pode nos prejudicar. O consumo da semente seca pode causar constipação. Pois, ela irá inchar dentro do nosso organismo, o dano é maior ainda para as pessoas que consomem pouca água.
Por isso, de acordo com Priscila Gorzoni, do site Uol, em 7 de dezembro de 2018, antes de consumir, você deve colocar as sementes para hidratar, por cerca de 30 minutos. Além disso, a quantidade recomendada para ingestão diária é de 2 colheres de sopa, ao longo do dia.
Problemas que podem ser agravados pelo consumo da chia
Além da recomendação geral, existem algumas condições de saúde, que merecem atenção na hora do consumo dessa semente. Portanto, se você tem diabete, cuidado para não baixar demais a taxa de glicose. Não é que você não possa consumir esse alimento, pelo contrário, mas talvez tenha que fazer ajustes na medicação.
Quem usa anticoagulante deve evitar a ingestão da chia? Isso porque, ela já possui essa mesma propriedade. Além disso, quem tem diverticulose, acumulo de alimentos no intestino, em pequenas bolsas, não deve consumi-la.
Por fim, quem tem disfagia, dificuldade de engolir, jamais deve consumir a semente sem ser devidamente hidratada. Agora que você já conhece os perigos da chia e sabe qual o jeito certo de usufruir das suas propriedades, beneficie-se desse superalimento.
Portanto, leia: Berinjela em conserva: confira os benefícios e como preparar essa delícia
Comments are closed.